F1 – Cingapura 2013: Vettel segue imbatível e vence mais uma

domingo, 21 de setembro de 2014 às 6:20
Sebastian Vettel

Sebastian Vettel produziu sua performance mais dominante da temporada 2013 até agora para vencer o GP de Cingapura. O campeão mundial da Red Bull deixou o resto do pelotão para trás, enquanto as diferentes táticas de paradas após o safety car no meio da corrida provocaram alterações na ordem.

No fim, Fernando Alonso novamente se destacou para dar o segundo lugar à Ferrari, e Kimi Raikkonen superou seu problema nas costas para transformar o 13º posto no grid na terceira posição. A Mercedes ganhou o quarto e o quinto lugares para Nico Rosberg e Lewis Hamilton quando a segunda Red Bull de Mark Webber parou na última volta.

Rosberg arrancou melhor do que o pole Vettel e o superou na freada da curva 1. Mas a Mercedes perdeu ligeiramente o traçado e Vettel recuperou a ponta, com a tentativa de retaliação de Rosberg por fora na curva 3 não dando resultado. Vettel não iria correr mais riscos e começou a aumentar sua vantagem sobre Rosberg e os demais, abrindo um segundo por volta até a sexta passagem.

Alonso fez outra largada incrível, mas foi sua freada tardia por fora na curva 1 que lhe permitiu ganhar mais terreno, já que ele apareceu em terceiro. Na frente, Vettel não só conseguia andar mais rápido do que todos os outros com facilidade, mas também fazia seus pneus durarem mais.

O segundo lugar de Rosberg ficou um pouco mais seguro quando Alonso saiu atrás de Paul di Resta depois de seu primeiro pit-stop. A Force India, que ainda não havia parado, ficou na frente por seis voltas. Esse atraso teria acabado com as chances de Alonso progredir mais se Daniel Ricciardo não tivesse batido sua Toro Rosso e provocado um longo período de safety car pouco antes da metade da prova.

A maioria dos primeiros colocados, liderados por Alonso, entrou para trocar pneus, enquanto Vettel, Rosberg, Webber e Hamilton permaneceram na pista. Quase todos os que pararam conseguiram fazer seus pneus resistirem até a bandeirada.

Apesar de isso não ter sido um problema para Vettel, que abriu tanta diferença que pôde facilmente parar mais uma vez sem perder a ponta, os outros três ficaram presos no tráfego do pelotão intermediário quando tiveram de entrar novamente na parte final da corrida.

Isso elevou Alonso à segunda colocação, à frente de Button e Raikkonen. A Ferrari abriu bastante sobre a McLaren e a Lotus, que se envolveram em uma batalha cada vez mais espetacular enquanto os pneus de Button perdiam rendimento. Restando sete voltas, Raikkonen fez uma ultrapassagem impressionante por fora sobre Button para assegurar o terceiro lugar.

Webber havia superado Rosberg nos últimos pit-stops. O australiano estava à frente dos pilotos da Mercedes enquanto eles escalavam o pelotão, ultrapassando as Saubers e as McLarens na busca pelo pódio. Contudo, Alonso e Raikkonen estavam fora de alcance, e então a Red Bull pediu para Webber tirar o pé em meio a um problema técnico crescente nas voltas finais.

Ele não teve como impedir a ultrapassagem das Mercedes, e depois seu carro parou com uma aparente falha no motor quando restava meia volta. Felipe Massa teve de fazer três pit-stops e terminou em sexto, à frente de um trem de carros com pneus desgastados: Button, Sergio Perez e Nico Hulkenberg, perseguidos por Adrian Sutil, também com três paradas.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo
1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 61 1h59m13.132 s
2 Fernando Alonso Ferrari 61 +32.6 s
3 Kimi Raikkonen Lotus-Renault 61 +43.9 s
4 Nico Rosberg Mercedes 61 +51.1 s
5 Lewis Hamilton Mercedes 61 +53.1 s
6 Felipe Massa Ferrari 61 +63.8 s
7 Jenson Button McLaren-Mercedes 61 +83.3 s
8 Sergio Perez McLaren-Mercedes 61 +83.8 s
9 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 61 +84.2 s
10 Adrian Sutil Force India-Mercedes 61 +84.6 s
11 Pastor Maldonado Williams-Renault 61 +88.4 s
12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 61 +97.8 s
13 Valtteri Bottas Williams-Renault 61 +105.161 s
14 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 61 +113.512 s
15 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 60 +1 volta
16 Giedo van der Garde Caterham-Renault 60 +1 volta
17 Max Chilton Marussia-Cosworth 60 +1 volta
18 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 60 +1 volta
19 Charles Pic Caterham-Renault 60 +1 volta
20 Paul di Resta Force India-Mercedes 54 abandono
21 Romain Grosjean Lotus-Renault 37 abandono
22 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 23 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.