F1 – Chefes de equipe apóiam a FOTA antes das conversas em Abu Dhabi

terça-feira, 8 de novembro de 2011 às 11:46

F111-brawn-belgica-sexta615
Os chefes de equipe estão convencidos de que a Associação das Equipes da Fórmula 1 (FOTA) tem um papel importante na categoria, antes das conversas que poderão decidir seu futuro em Abu Dhabi neste fim de semana.

O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, avisou no mês passado que se não for possível chegar a um consenso a respeito do Acordo de Restrição de Recursos (RRA) da FOTA neste fim de semana, isso colocará em dúvida o sentido da organização caso seus membros não confiarem uns nos outros.

Apesar de seus comentários apontarem um possível colapso da FOTA se um acordo sobre o RRA não for assinado em Abu Dhabi, alguns dos principais chefes de equipe acreditam que um resultado tão dramático é improvável e indesejável.

E apesar de não haver garantias de que um acordo relacionado ao RRA pode ser considerado, eles sugerem que levar o problema do controle de custos para fora da FOTA e deixar a organização das equipes se concentrar em áreas da categoria onde pode fazer a diferença pode ser a melhor opção.

Como possíveis soluções para o problema, o RRA poderia ser policiado pela FIA ou por auditores totalmente independentes visando garantir que todas as competidoras o cumpram.

Ross Brawn, chefe da Mercedes GP, avalia que seria um erro se a FOTA acabasse devido ao problema do RRA, mas sugere que uma definição melhor das metas e responsabilidades da associação seria útil.

“Você não pode esquecer por que a FOTA surgiu”, disse ele ao ser questionado pelo site Autosport sobre a situação. “Ao encararmos novamente aquelas circunstâncias, precisamos da FOTA. E voltaremos a enfrentar aquela situação, porque estamos prestes a negociar um novo Acordo de Concórdia”.

“Talvez a FOTA precise olhar o que faz melhor, e quando entramos em debates sobre acordos que têm um efeito na competitividade de uma equipe, é uma área um pouco delicada para o envolvimento da FOTA”.

“Se você está tendo uma discussão sobre recursos, pessoas, dinheiro e todo o restante, a tensão fica muito grande, e eu me pergunto se é correto a FOTA trabalhar nisso. Imagino se a FOTA não tem um papel melhor, e algo como o RRA é mantido fora disso e se torna apenas um acordo entre equipes. Eu odiaria ver a FOTA sofrer por causa de discórdias sobre o RRA. Precisamos tentar separar essas coisas”.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de colapso do RRA na reunião de Abu Dhabi, Brawn disse: “Espero que não. Acho que, se fracassar em Abu Dhabi, dependerá das razões pelas quais fracassou”.

“Estou otimista, mas creio que muitas equipes ainda terão um forte desejo de encontrar uma solução. Queremos que essa solução seja apoiada por todas as equipes, mas ainda há espaço para encontrar soluções que sejam apoiadas pela maioria, mesmo se não forem adequadas para todos”.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, que também questionou o futuro da FOTA, além de ter dito recentemente em uma entrevista que não passa “muito tempo” pensando na organização, acredita que a associação tem um papel a cumprir – mas que precisa ser o correto.

“Se os objetivos são claramente definidos, se ela está buscando alcançar uma meta comum e há um consenso entre as equipes, então sim”, explicou ele. “Mas tenho certeza que haverá muita discussão nas próximas semanas”.

Falando sobre o RRA, Horner disse: “Acho que é importante que as equipes cheguem a um consenso. Talvez estejamos um pouco presos demais aos detalhes, e é importante que encontremos uma solução adequada que seja transparente e justa. O futuro da FOTA, no que diz respeito ao seu propósito e suas metas, tem de ser discutido nos bastidores”.

Entretanto, outros chefes de equipe acreditam que a situação do RRA deve continuar onde está – porque todos concordaram com ele. O chefe da Renault, Eric Boullier, também vice-presidente da FOTA, disse: “Minha sensação é de que o RRA deve ser aplicado, porque há um acordo assinado por todas as equipes, é isso”.

“Se tiver de ser auditado por uma companhia independente ou pela FIA, isso torna a vida da FOTA difícil. Talvez fosse útil ter uma entidade externa ajudando e aplicando o meio de reforço, mas deveríamos tentar resolver sozinhos”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.