F1 – Chefe da Renault acha que carros de 2014 serão mais rápidos

segunda-feira, 5 de agosto de 2013 às 9:29

Motor Renault V6 turbo

Remi Taffin, chefe de operações de pista da Renault, acredita que os carros não perderão muita velocidade quando a Fórmula 1 trocar os motores V8 pelos V6 no próximo ano.

“Eu não acho que vamos perder muito”, declarou ele ao Championat da Rússia. “A Fórmula 1 é a Fórmula 1, e nós queremos que os carros ainda sejam os mais rápidos. E eles serão velozes”.

“Creio que, no início da temporada, eles serão cerca de um segundo mais lentos do que os carros atuais, mas poderão ser inclusive mais rápidos após a metade da temporada. Sempre foi assim, como quando trocamos os V10 pelos V8, e quando houve grandes mudanças na aerodinâmica em 2009”.

Contudo, o que definitivamente mudará bastante no próximo ano é o som. Recentemente, a Renault divulgou um clip de áudio de sua nova unidade turbo, e a Mercedes fez o mesmo na última sexta-feira. Taffin acha que o som da Fórmula 1 será alto o suficiente em 2014.

“Você já ouviu os carros da GP3?” questionou ele. “Se você estiver no pitlane durante as corridas, provavelmente não conseguirá ficar sem protetores de ouvido ao longo de toda a prova. Sim, o som dos motores será bem diferente em 2014, mas ainda será muito alto. Ainda será a Fórmula 1”.

Finalmente, Taffin disse que tem havido progresso com os acordos de fornecimento do motor Renault para as clientes atuais Caterham e Lotus.

“O fato de os contratos ainda não estarem assinados não significa que não estamos trabalhando com eles (para 2014)”, revelou ele. “Porém, a assinatura do contrato não é tão simples: estamos falando de assuntos técnicos, marketing, finanças. Sabemos que as conversas terminarão positivamente, mas algumas questões ainda precisam ser respondidas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.