F1 – Chase Carey responde à Ferrari

quinta-feira, 9 de novembro de 2017 às 21:13

Chase Carey

Os novos proprietários da Formula 1 sabem que ter uma guerra de palavras com uma das marcas mais emblemáticas do esporte não vai trazer nada de bom.

O CEO da F1, Chase Carey, respondeu à afirmação do CEO da Ferrari, Sergio Marchionne, de que o regulamento da unidade de potência pós-2020 da Liberty Media faria com que a categoria perdesse sua identidade.

Marchionne fez manchetes no dia 2 de novembro quando ameaçou tirar a Scuderia Ferrari do esporte se não gostassem do pacote de regras para 2021. O outro problema da Ferrari é pelo fato de que ela pode perder seu pagamento de bônus exclusivo de cerca de USD 100 milhões por “contribuição histórica ao esporte”, mas um dos comentários mais impressionantes de Marchionne foi que o movimento em direção a peças mais padronizadas transformaria a F1 em uma “NASCAR global”.

“Na verdade, não acho que tenhamos uma visão diferente para a Ferrari”, disse Carey. “Não estou tentando ser depreciativo com a NASCAR, mas também não planejamos ser NASCAR”.

O regulamento da NASCAR são tais que os carros são quase idênticos, e é muito difícil encontrar uma vantagem técnica, dando maior ênfase ao talento do piloto. Na F1, no entanto, as equipes também competem em um nível de engenharia, com a regra de ouro sendo que 70% do desempenho vem do piloto, com os outros 30% provenientes do equipamento.

“A F1 é única e une esporte competitivo com tecnologia de ponta”, disse Carey. “Queremos que as equipes tenham a capacidade de fazer o que fazem para criar carros que lhes sejam exclusivos – motores únicos para eles, corpos exclusivos para eles”.

Carey sugere que, embora as alterações propostas no regulamento visem convergir os níveis de desempenho das equipes, eles ainda retem o espírito de inovação da F1.

“Nunca vai ser igual, haverá favoritos que evoluem, mas queremos que as equipes sintam que todos têm uma chance de lutar”, disse o CEO da F1. “Os esportes são construídos sobre o inesperado, e queremos um esporte que possa ter o inesperado. Se alguém ganha todas as corridas todas as semanas, no final do dia o esporte é quem vai sofrer.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.