F1 – Charlie Whiting minimiza temores dos pilotos sobre regras de 2017

domingo, 3 de abril de 2016 às 9:05
Charlie Whiting

Charlie Whiting

Charlie Whiting, o diretor de corridas da FIA, respondeu às preocupações dos pilotos de que as mudanças de regulamento para 2017 irão mandar a Fórmula 1 para a direção errada.

As alterações técnicas previstas, com foco na revisão de chassis, visam criar “carros mais emocionantes, com mais downforce para aumentar a velocidade e baixar os tempos de volta”.

Lewis Hamilton (Mercedes) acredita que tais medidas “não vão proporcionar melhores corridas”, enquanto Sergio Pérez (Force India) calcula que batalhas de pista devem ser vistas como mais importantes do que a velocidade total.

Whiting, no entanto, procurou aliviar tais receios no Bahrain, deixando claro que também haverá passos sólidos em termos de aderência mecânica e características de pneus.

“Eu ouvi comentários de alguns pilotos de que estaríamos indo na direção errada em termos de aumento de velocidade apenas adicionando mais downforce”, disse Whiting. “Mas não vai ser apenas uma questão de aerodinâmica”.

“Tivemos várias reuniões com muitos pedidos e provavelmente vamos acabar em meio termo. Provavelmente metade do ganho (no tempo total de volta) que teremos nos carros de 2017 será por causa da aderência mecânica, a outra metade é downforce”, explicou.

“Nosso principal objetivo é apenas tornar mais fácil seguir outros carros para melhorar as ultrapassagens. No momento os pilotos perdem muita aderência quando estão atrás de outro carro e os pneus não se recuperam disso, de modo que um dos nossos objetivos é que a (fornecedora) Pirelli trabalhe nisso”, concluiu o dirigente.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.