F1 – Chandhok pede por penalidades naturais para limites de pista

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 às 11:46

Renault

O ex-piloto do Grand Prix, Karun Chandhok, disse que gostaria de ver as ‘penalidades naturais’ implementadas na Fórmula 1, e ver os debates na pista resolvidos no asfalto e não nos comissários após a corrida.

O sistema de penalidades da F1 tem sido questionado nos últimos anos, já que certas decisões não foram bem aceitas pelos fãs, que também ficaram chateados com a falta de consistência dos comissários.

No GP dos EUA em 2017, Max Verstappen ultrapassou Kimi Raikkonen na última volta e ficou em terceiro lugar. No entanto, os comissários deram a ele uma penalidade de cinco segundos depois que eles consideraram que o holandês passou Raikkonen fora da pista, e ganhando uma vantagem ao fazê-lo.

A penalidade foi entregue a Verstappen, apesar da leniência dos comissários pelos limites de pista durante todo o fim de semana até aquele momento. Chandhok também apontou o incidente entre Verstappen e Sebastian Vettel, da Ferrari, no GP do Japão do ano passado.

“Olhe para Suzuka quando Seb e Max se bateram, Max perdeu meio segundo saindo na curva Spoon e voltando – isso é errado”, ele disse. “Quando os pilotos saem da pista eles devem ser penalizados e deve ser uma penalidade natural”.

“Eu quero corridas decididas na pista de corrida, eu não quero isso decidido na sala dos comissários. Eu não quero uma situação como Austin com Max e Kimi, seja resolvida nos comissários, você vê a bandeira quadriculada e alguém termina terceiro, mas depois outro cara está no pódio”.

“É confuso e complicado, e os comissários não precisam se envolver nisso, esse tipo de coisa deve ser decidido na pista. Eu acho que é isso que as corridas deveriam ser”.

Chandhok também expressou sua desaprovação pela falta de consistência: “Também é inconsistente. Para todos os que estão assistindo na TV, você fica ‘Aguente firme, na curva 9 eles têm permissão para sair da pista, muito além da linha branca, mas se fizerem isso na curva 19, eles perderão o tempo de volta’. Então, como isso funciona? Como está tudo bem em uma curva e não em outra?”

[the_ad id=”237860”]

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.