F1 – Chance de chuva no Japão coloca mais uma variável nas estretégias

sexta-feira, 7 de outubro de 2016 às 14:23
Paul Hembery

Paul Hembery

No início do fim de semana do Grande Prêmio do Japão, Suzuka geralmente está “verde” e escorregadia. Hoje não foi exceção. Os pilotos tiveram que lidar com os três compostos nomeados em uma das pistas mais exigentes do ano. 

A pista estava muito pouco emborrachada durante o TL1. Nico Rosberg, da Mercedes, superou seu colega de equipe, Lewis Hamilton, com pneus macios. O mesmo padrão se repetiu no TL2, com Rosberg baixando seu tempo para 1m32s250. 

A sessão da tarde aconteceu com 33º C de temperatura na pista. As equipes usaram cada sessão para avaliar seus ritmos de corrida com diferentes pneus e cargas de combustível, além de simulações para o treino classificatório. Até o momento, a diferença de performance entre o pneu médio e o macio está na casa do 1s5. 

Uma variável para o cálculo das estratégias pode vir do clima. Há previsão de chuva para amanhã. Se realmente chover durante o fim de semana, o trabalho conduzido hoje pode se tornar menos relevante. Nesse caso, as equipes teriam que extrapolar as estratégias para o treino classificatório e para a corrida, de acordo com as condições predominantes. 

Com o objetivo de ter uma leitura de todos os compostos, caso a chuva limite o tempo de pista seca amanhã, foi importante para as equipes testar cada um dos pneus hoje. O pneu duro, com sua alta gama de trabalho, mostrou-se especialmente adequado para as demandas de Suzuka. 

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Os pilotos encararam uma pista um tanto quanto escorregadia no início dos treinos livres. Isso melhorou conforme a pista ficou mais emborrachada. Como vem frequentemente acontecendo nesta temporada, o tempo dapole position do ano passado foi batido já no TL1. Mas, com a possibilidade de chuva para amanhã, poderemos ver um tipo diferente de desafio no treino classificatório. Hoje, houve muito trabalho com o composto duro, que parece ser um pneu muito bom para a corrida nessas condições. Porém, se o clima estiver mais ameno no domingo, o composto médio pode se tornar uma boa opção.”

EB - www.autoracing.com.br

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