F1 – Capito: A Fórmula 1 não deve punir a excelência

quinta-feira, 18 de março de 2021 às 12:40

Jost Capito – CEO Williams

O novo CEO da Williams, Jost Capito, acredita que equipes bem-sucedidas no esporte não devem ser punidas por sua excelência e espera que a Fórmula 1 evite escorregar muito para compromissos artificiais.

A Mercedes conquistou os últimos sete títulos, estabelecendo um novo recorde, enquanto a Fórmula 1 se prepara para introduzir regulamentos técnicos para 2022 com o objetivo de nivelar o campo de jogo.

Além dos novos regulamentos técnicos, a Fórmula 1 aplicou um limite orçamentário para 2021, enquanto o tempo de desenvolvimento das equipes no túnel de vento e CFD agora é determinado por uma escala decrescente da ordem de chegada do ano anterior.

A Mercedes terá 90% do tempo alocado (o menor tempo de todos), enquanto a Williams terá 112,5% (o maior tempo de todos), com incrementos de 2,5% para as demais equipes. Essa diferença deve crescer a partir de 2022, com a equipe líder reduzida para 70% e o último colocado subindo para 115%.

Capito, que se juntou à Williams em fevereiro, acredita que a Fórmula 1 tem que garantir que suas tentativas de oferecer mais oportunidades evitem desvalorizar o sucesso, apontando para sua experiência no comando da equipe WRC vencedora da Volkswagen.

“Se alguém domina por anos, então eles dominam por anos porque são os melhores”, disse ele.

“Foi no rally, na Volkswagen, quando fomos muito bem-sucedidos, que o presidente da FIA Jean Todt veio até mim em um comício e disse ‘Ei Jost você está ganhando demais’ e eu disse ‘vá para os outros e diga a eles que eles estão perdendo demais!’

“Você não deve culpar os caras que fazem o melhor trabalho, e eu acho que no automobilismo, especialmente na Fórmula 1, não deveria haver equiparação de desempenho ou alguma competição artificial.”

“Os caras que fazem o melhor trabalho, e os pilotos que fazem o melhor trabalho, devem ganhar, e se eles ganharem por 10 anos seguidos, eles ganham por 10 anos, tudo bem, então todo mundo tem que recuperar o que fazer e tem que fazer um trabalho melhor.”

“Eu realmente gosto que na Fórmula 1 é um esporte puro, ele deve permanecer um esporte puro sem torná-lo artificialmente interessante, pois não é o que os fãs querem ver.”

Capito acrescentou que entendeu a lógica das novas medidas do túnel de vento, mas espera que possa ser considerada como uma medida de curto prazo se o grid estiver mais próximo sob as próximas regulamentações.

“Acho que temos que olhar para onde o esporte está agora”, disse Capito. “No momento as medidas do túnel de vento é o melhor para equilibrar o grid.”

“Ele, o grid, se afastou porque não tinha um limite de custo, com algumas equipes tendo um orçamento enorme e equipes que têm muito menos.

“Então, eu acho que precisa haver um período agora para todos ficarem mais perto e eu acredito que no momento pode ser um pouco mais do que apenas ter o limite de custo. Então, fazer algo ao longo de um certo tempo é certo para aproximar mais o grid, mas quando estiver mais próximo, então eu acho que você tem se livrar desse tipo de medidas.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.