F1 cancela redução de peso dos carros

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 às 9:46

Fórmula 1

A tentativa de reduzir ligeiramente o peso dos carros de Fórmula 1 neste ano foi cancelada.

Pilotos, dirigentes de equipe e fãs frequentemente vêm lamentando o dramático aumento do peso dos carros ao longo dos anos.

De fato, nos últimos 10 anos o peso subiu de 642kg para 798kg em 2022 – um aumento de 156kg.

“Os carros estão extremamente pesados agora, o que eu não considero bom”, declarou o campeão mundial Max Verstappen. “Porém, não vejo uma solução rápida para isso”.

Antes da temporada 2023, a intenção era diminuir pelo menos um pouco esse peso. No regulamento técnico publicado no final de junho do ano passado, o novo peso mínimo era de 796kg.

Contudo, a Auto Motor und Sport alega que, na mais recente reunião do Comitê de Consultoria Técnica da F1, houve argumentos para que o peso fosse reduzido apenas para 797kg.

Enquanto isso, outros defenderam um aumento de 1kg para o conjunto carro mais piloto, levando o total para 799kg. No fim das contas, foi decidido que os 798kg de 2022 deveriam ser mantidos nesta temporada.

Não está claro por que a pequena redução de peso original foi cancelada, mas rumores indicam que os novos pneus da Pirelli são um pouco mais pesados.

Os novos carros com efeito solo de 2022 se mostraram ligeiramente mais lentos do que a geração anterior de 2021, mas Pat Symonds, diretor técnico da F1, acredita que a categoria será mais veloz neste ano.

“Nós podemos alcançar os recordes antigos com o desenvolvimento normal neste ano”, disse ele. “Porém, estes carros sempre serão mais velozes nas curvas de alta e mais lentos nas de baixa”.

Entretanto, outro fator é que, na tentativa de eliminar os quiques, os assoalhos terão de ser 15mm mais altos em 2023 – o que provavelmente tornará os carros mais lentos.

“Isso é cancelado pelo desenvolvimento normal dos carros”, insistiu Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.