F1 – Button vence corrida caótica em Hungaroring

domingo, 31 de julho de 2011 às 13:43

f111-button-hungria-sabado615

Jenson Button celebrou seu 200º GP da melhor maneira possível ao conquistar sua segunda vitória da temporada no GP da Hungria.

Como no Canadá, o inglês teve uma atuação precisa nas condições instáveis que prevaleceram em Hungaroring neste domingo e contou com a ótima estratégia de sua equipe McLaren, além dos erros de seu companheiro Lewis Hamilton, para cruzar a linha de chegada na frente.

Sebastian Vettel, da Red Bull, aumentou sua folga no campeonato com um ótimo segundo lugar, enquanto Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio em terceiro. Hamilton ainda terminou em quarto, à frente de Mark Webber (Red Bull) e Felipe Massa (Ferrari).
Paul di Resta obteve um bom sétimo lugar para a Force India, e a Toro Rosso colocou seus dois pilotos na zona de pontuação – Sebastien Buemi em oitavo e Jaime Alguersuari em décimo. Nico Rosberg (Mercedes) foi o nono colocado.
Com a pista úmida e escorregadia, Vettel largou bem e manteve a ponta. Atrás dele, Hamilton foi bastante pressionado por Button, mas conseguiu manter a segunda posição e rapidamente começou a atacar o líder do campeonato. Na quinta volta, Vettel cometeu um pequeno erro na curva 3 e permitiu a ultrapassagem do inglês, que então abriu uma vantagem confortável no primeiro stint.
As Ferraris enfrentaram sérias dificuldades no início da prova, com ambos os pilotos largando mal e escapando da pista, incluindo uma rodada de Massa na nona volta. Alonso se estabilizou em quarto lugar após ultrapassar Rosberg – que teve um ótimo começo – e Massa voltou em nono, sendo o primeiro a colocar os pneus slicks junto com Webber, Vitaly Petrov (Renault) e Rubens Barrichello (Williams) na 11ª passagem.
Na abertura da volta 14, Button deixou Vettel para trás no mesmo ponto onde o alemão havia perdido a liderança para Hamilton. Quase ao mesmo tempo, Webber fez uma manobra similar e ultrapassou Alonso, subindo para quinto. Rosberg, di Resta, Michael Schumacher (Mercedes), Massa e Kamui Kobayashi (Sauber) completavam os dez primeiros depois da primeira rodada de pit-stops.
A próxima boa disputa da corrida envolveu Schumacher e Massa. O brasileiro se aproximou com relativa facilidade, mas ficou preso atrás de seu ex-companheiro de equipe por algum tempo até finalmente ultrapassar por fora na curva 3. Schumacher abandonou a prova logo em seguida, enquanto Massa deu sequência à sua recuperação e também passou Rosberg, subindo para sétimo.
Na 25ª volta, a Renault de Nick Heidfeld teve um incêndio espetacular. Ele parou na reta principal e saiu do carro sem problemas, mas a lateral explodiu pouco depois e jogou destroços no circuito. Temendo a entrada do safety car, praticamente todos entraram para suas segundas paradas, com as principais posições sendo mantidas.
Enquanto Alonso pressionava Webber na disputa pelo quarto lugar, Massa assumiu a sexta colocação na volta 34 ao ultrapassar Kobayashi – que só havia feito um pit-stop até aquelo ponto – na freada da curva 1.
Três voltas depois, Alonso iniciou a terceira sequência de paradas, retornando ainda em quinto graças à sua grande diferença em relação ao companheiro de equipe. Após os pit-stops, o espanhol ganhou a posição de Vettel, mas voltou a ser superado pelo alemão na volta 45 na freada da curva 1.
Duas passagens depois, começou a chover novamente; Hamilton rodou ao passar pela zebra molhada e quase atingiu di Resta ao retornar, perdendo a liderança para Button. Entretanto, Button também errou e devolveu a ponta ao seu companheiro. Em uma bela disputa, os dois trocaram de posição mais duas vezes antes de Hamilton entrar nos boxes para colocar pneus intermediários e deixar Button sozinho em primeiro.
A estratégia da McLaren com Hamilton não funcionou, já que a chuva parou quase imediatamente. O inglês foi superado por Alonso na volta 54 e na sequência fez mais uma parada a fim de recolocar os pneus slick. Ele também recebeu um drive-through por ter retornado ao circuito de modo inseguro após sua rodada e caiu para quinto, mas continuou forçando, se aproximou de Webber e passou com facilidade na 64ª passagem.
Na frente, Button seguiu tranquilo para vencer na Hungria pela segunda vez em sua carreira, pois já havia conquistado seu primeiro triunfo na Fórmula 1 neste circuito em 2006 pela Honda, também em condições meteorológicas instáveis.

Classificação da prova:

Pos  Piloto        Equipe                           Tempo
 1.  Button        McLaren-Mercedes           1h43:42.337
 2.  Vettel        Red Bull-Renault           +     3.588
 3.  Alonso        Ferrari                    +    19.819
 4.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +    48.338
 5.  Webber        Red Bull-Renault           +    49.742
 6.  Massa         Ferrari                    +  1:17.176
 7.  Di Resta      Force India-Mercedes       +   1 volta
 8.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
 9.  Rosberg       Mercedes                   +   1 volta
10.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
11.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +   1 volta
12.  Petrov        Renault                    +   1 volta
13.  Barrichello   Williams-Cosworth          +  2 voltas
14.  Sutil         Force India-Mercedes       +  2 voltas
15.  Perez         Sauber-Ferrari             +  2 voltas
16.  Maldonado     Williams-Cosworth          +  2 voltas
17.  Glock         Virgin-Cosworth            +  4 voltas
18.  Ricciardo     HRT-Cosworth               +  4 voltas
19.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            +  5 voltas
20.  Liuzzi        HRT-Cosworth               +  5 voltas

Abandonos:

Piloto        Equipe                   Voltas
Kovalainen    Lotus-Renault                56
Schumacher    Mercedes                     27
Heidfeld      Renault                      24
Trulli        Lotus-Renault                18


LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.