F1 – Button: Os carros de 2014 serão difíceis de pilotar

domingo, 1 de dezembro de 2013 às 22:16

Jenson Button

Jenson Button tem a expectativa que os carros de 2014 serão mais difíceis de conduzir devido ao aumento de torque e menos downforce – uma perspectiva que ele não considera emocionante.

Os novos motores serão equipados com limitadores de fluxo de combustível e de rotações mais baixos, mas ainda irão produzir um nível de potência semelhante aos atuais quando combinados com os sistemas de recuperação de energia. No entanto, eles também vão produzir muito mais torque, o que deverá aumentar as chances de derrapagem na reaceleração em baixas rotações e fazer os carros mais trabalhosos de pilotar.

Button dirigiu o carro 2014 da McLaren no simulador da equipe e, enquanto ele acredita que esse trabalho será importante, disse que pilotos só saberão realmente o que eles irão enfrentar quando os carros estiverem na pista em janeiro.

“É sobre a compreensão da unidade de potência e como nós vamos colocar esta potência no chão, porque não vai ser fácil. Vai muito trabalho de simulador e testes que irão nos ajudar a resolver isto, porque eu não acho que nenhum de nós está acostumado a ter tal nível de torque. Já corri por 14 anos na F1 e eu nunca tive tanto torque, por isso vai ser uma experiência nova”.

“Na realidade, eu acho que vai ser mais fácil do que no simulador. O sobreesterço inicial (oversteer) é muito difícil de sentir no simulador – esse sentimento inicial que você recebe através de seu assento num carro de corrida. Eu acho que será mais fácil na pista, mas ainda assim será difícil encontrá-lo. No carro para 2014, em curvas de alta velocidade você fica sem acelerar por muito tempo e você simplesmente não pode baixar o pé, acelerando tudo. Você fica esperando o tempo todo. Não é como agora, com muito downforce e tão pouco torque que você pode apenas acelerar, e mesmo se você escapar um pouco, você corrige. Mas com o carro 2014 se você acelerar numa curva como a 3 em Barcelona, você não apenas escapa para fora, você imediatamente perde a traseira porque há muito torque. Isso não é uma questão de equilíbrio, você tem muito torque e nunca tivemos isso antes”.
“Eu não acho que vai ser mais emocionante para pilotar. Nós vamos lutar por aderência o tempo todo, então eu não acho que vai torná-lo mais emocionante”.

A McLaren é conhecida por ter um dos melhores simuladores da F1 e Button acredita que será uma vantagem, enquanto o túnel de vento estiver fornecendo dados confiáveis para alimentá-lo.

“É muito importante, mas também você tem que ter certeza que ele está relacionado corretamente com a realidade e tudo o que está saindo do túnel de vento está correto”, disse ele. “Se você está colocando os números em simulador e que eles estão errados, então você está dirigindo por aí em um carro que é completamente diferente da realidade e você não está realmente aprendendo tanto quanto você deveria. É sempre difícil saber até onde acreditar”.

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.