F1 – Button: Hamilton é um dos mais rápidos da história

quinta-feira, 11 de setembro de 2014 às 17:02

Jenson Button

Após sua parceria com Hamilton por três anos na McLaren depois do título de 2009 com a Brawn, e com mais de 250 corridas em seu currículo, poucos estão em melhor posição para avaliar a representatividade de Hamilton no panteão da F1 do que Jenson Button.

Enquanto Fernando Alonso da Ferrari – que confirma sua reputação pela surra devastadora em Kimi Raikkonen este ano – é frequentemente reconhecido como o mais completo da F1, poucos acreditam que Hamilton não seja o piloto mais rápido do esporte. Mas os elogios de Button acendem um debate bem mais intrigante: exatamente onde Hamilton seria colocado numa lista dos mais rápidos de todos os tempos da F1?

“Para mim, ele é um dos pilotos mais rápidos que a Fórmula 1 já teve,” disse Button à Sky Sports F1 em Monza. “Sua habilidade natural é provavelmente melhor do que qualquer um em termos de velocidade pura e simples.”

No entanto, como as próprias batalhas de Button com Hamilton eloquentemente testemunharam, há muito mais na F1 do que apenas ser rápido. Hamilton teve a vantagem sobre Button em duas das três temporadas como companheiros de equipe, mas Button marcou alguns pontos a mais que Hamilton em uma contagem acumulada durante os três anos juntos.

“Nós todos sabemos que F1 não é apenas habilidade natural, mas sim como você desenvolve sua capacidade natural e de engenharia, além de como você trabalha com centenas de pessoas dentro de uma equipe para desenvolver um carro”, acrescentou Button.

Mas são essas habilidades que o próprio Hamilton aprendeu a abraçar quando resolveu sair do ninho familiar da McLaren para um novo desafio na Mercedes? Ridicularizado e denunciado na época, a decisão de Hamilton em “desertar” para Mercedes, desde então provou ser uma escolha inspirada. Button não ganhou mais nenhuma corrida desde que Hamilton saiu da equipe, enquanto Hamilton ganha corridas e disputa o título desta temporada. No entanto, de acordo com Button, não é só na pista que Hamilton tem prosperado desde a sua transferência.

“Ele parece muito confortável com ele mesmo, e isso é muito diferente de quando éramos companheiros de equipe”, disse Button. “Ele parece encarar os problemas com muito mais confiança. Eu não sei se ele apenas aparenta isso ou ele realmente se sente confiante em poder dar a volta em todos esses problemas que teve até agora e lutar pelo título mundial. Eu realmente acho que ele pode.”

O próprio Hamilton já expressou sua admiração por Button. Quando completou 250 GPs na carreira no Bahrein este ano, Hamilton admitiu que ficou admirado com a realização de seu ex-companheiro de equipe.

“Eu tenho um enorme respeito por Jenson, observando-o voltar a cada ano, ter essa motivação, porque à medida que envelhecemos fica mais difícil”, disse o piloto da Mercedes.

“Fica mais difícil treinar, mesmo para os mais jovens, e cada ano a disputa fica mais e mais difícil, e como você gasta sua energia é diferente a cada ano. Contudo, todos os anos ele está focado, e especialmente este ano, que ele está sem seu pai, que sempre esteve com ele durante todos esses anos.”

“Mesmo assim, ele ainda está lá, ainda trabalhando, e eu tiro meu chapéu para ele. Ele é um grande atleta. Só espero e sonho que eu possa ter uma carreira tão longa e tão bem sucedida como a dele.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.