F1 – Brundle: Vettel está perdendo poder de julgamento e reação

terça-feira, 16 de julho de 2019 às 17:00
f1-martin-brundle

Martin Brundle

Martin Brundle, ex-piloto e comentarista principal da Sky F1, acredita que Sebastian Vettel é um piloto que agora “perdeu julgamento e reações” ao chegar ao estágio final de sua carreira na F1.

Vettel bateu bisonhamente em Verstappen tentando recuperar a posição que tinha sido conquistada pelo holandês com uma ultrapassagem linda por fora apenas uma curva antes.

Para Brundle, o erro foi apenas mais um sinal, após os vários erros e contratempos ocorridos no início do ano no Bahrain e no Canadá, de que o alemão está lentamente perdendo “a mão” ao entrar no crepúsculo de sua carreira na F1.

“Ele está apenas tendo azar, ou ele perdeu um pouco de visão, reação e julgamento que aparecem nessas velocidades quando está sob pressão?” perguntou Brundle em sua coluna pós-corrida na Sky Sports.

“Eu gosto muito do homem e admiro seu histórico, intelecto e valores humanos, mas há muito tempo perdi o direito como comentarista de ficar quieto sobre a questão.”

“Como vimos com muitos pilotos nos estágios finais de suas carreiras, ele perdeu o julgamento e as reações em disputas roda a roda”.

Enquanto Brundle descreveu as circunstâncias do problema, o ex-piloto de F1 tentou encontrar fatores atenuantes. Em vão, no entanto.

“Eu sei com que facilidade esse incidente de Silverstone pode acontecer”, disse o britânico.

“Os carros de F1, sem luzes de freio, podem desacelerar cinco vezes mais do que o melhor super carro de rua existente no mercado.”

“Então, assim que você entra em pânico no pedal do freio, você perde downforce dianteiro e a aderência quando a sua asa dianteira de dois metros de largura desaparece embaixo da caixa de câmbio do seu rival.”

“Para adicionar a isso, Vettel virou a direção para a direita com força enquanto freava, na esperança de sair de trás do Red Bull, o que teria apenas um momento de rolamento e uma suspensão dianteira.

“Boom, freios e, portanto pneus arrastando e poder de frenagem radicalmente reduzida, contato iminente.”

Brundle observou que Lewis Hamilton, embora mais velho que Vettel, não está mostrando sinais de desordem na pista de corrida.

“Lewis não comete erros assim e é dois anos e meio mais velho que Seb”, acrescentou.

“Enquanto isso, Leclerc na outra Ferrari está ganhando velocidade e confiança o tempo todo.”

“Seb tem a velocidade, ele pode recuperar o controle? Essa é a grande pergunta para ele.”

Nota do editor: em 23 de julho de 2018 eu, Adauto, escrevi um coluna fazendo essa e outras perguntas em relação a Sebastian Vettel. As respostas vieram todas através das pobres performances que o tetracampeão alemão vinha tendo desde 2017 e continua tendo até hoje.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.