F1 – Brown diz que Ferrari e Red Bull estão “brincando com fogo”

quinta-feira, 9 de abril de 2020 às 12:36

Zak Brown

O chefe da McLaren na F1, Zak Brown, disse que Ferrari e Red Bull estão “brincando com fogo” se bloquearem uma redução drástica do limite de orçamento que será introduzido no próximo ano.

As dez equipes da F1 concordam amplamente em reduzir o teto de custo de USD 175 milhões, conforme planejado, para USD 150 milhões, como parte de uma série de medidas que estão sendo introduzidas para ajudar o campeonato a enfrentar o impacto financeiro da crise global de saúde.

Mas Brown propôs um limite mais baixo, USD 100 milhões, com um compromisso de cerca de USD 130 milhões ainda considerado justo, que outras equipes apoiam, mas Ferrari e Red Bull aparentemente não.

Eles argumentam que as equipes maiores devem ter um teto de custo mais alto porque precisam incorrer em custos de P&D e infraestrutura para fabricar peças que as equipes menores compram delas a um preço menor.

“Sem dez equipes, ou pelo menos nove equipes, você realmente não tem Formula 1”, disse Brown em entrevista à Sky Sports F1.

“São realmente algumas equipes que precisam ter muito cuidado, porque eu acho que elas estão brincando com fogo, por assim dizer.”

“É preciso uma grid completa para se ter o esporte.”

“Então, se eles continuarem a manter o esporte insustentável e algumas equipes perderem o interesse ou não puderem mais participar financeiramente, estarão competindo contra si mesmas.”

Ele não nomeou Ferrari e Red Bull especificamente, mas a Mercedes está disposta a ir abaixo de USD 150 milhões se for um esforço para fazer economias significativas para todas as equipes e não apenas oportunismo competitivo.

Brown também deixou claro a quais equipes ele estava se referindo quando elogiou a empresa-mãe da Mercedes, Daimler, por fazer “um excelente trabalho ao reconhecer a situação em que estamos, para que você possa deduzir quem são as outras duas equipes”.

Ele acrescentou: “É uma plataforma de marketing para essas duas equipes, então eu entendo por que elas querem manter o equilíbrio fiscal onde está agora.”

“Mas no esporte você quer que todos possam lutar de maneira justa e que a melhor equipe vença.”

Mercedes e Red Bull venceram todos os títulos disponíveis na década anterior, com o último campeonato da McLaren tendo sido conquistado com Lewis Hamilton em 2008.

A McLaren ão conquista o título de construtor desde 1998 e perdeu competitividade desde sua última vitória em 2012, graças a uma combinação da ascensão da equipe de fábrica da Mercedes, uma parceria infeliz com as deficiências da Honda e da própria McLaren.

No entanto, a McLaren está otimista de que sua recente recuperação sob a liderança de Andreas Seidl os ajudará a se restabelecer entre a elite da F1, e Brown acredita que equipes como Ferrari e Red Bull deveriam ter “confiança” para enfrentar os outros com uma situação financeira estável no campo de jogo.

“É como um peso pesado que só quer lutar com pesos médios”, disse ele. “Assim fica fácil”.

“Essas são ótimas equipes, elas devem estar preparadas para lutar contra todos em termos financeiros mais iguais e acho que é isso que os fãs querem do esporte”.

Brown apontou para o domínio da Mercedes, Ferrari e Red Bull nos últimos anos, que venceram todas as corridas desde a vitória de Kimi Raikkonen no GP da Austrália de 2013 para a Lotus, e a dependência de corridas caóticas para tornar a F1 imprevisível.

Ele comparou isso com o modo como o chassi de especificações da IndyCar permite mais vencedores de corridas e finalistas de pódio, mas não impede que as melhores equipes dominem o campeonato.

“Não devemos confiar exclusivamente em variáveis (climáticas) para ter uma corrida imprevisível”, disse Brown.

“Deve acontecer que uma das equipes que não seja uma equipe A possa ter uma estratégia melhor ou pegar o safety car na hora certa ou capitalizar com alguém que tenha um pitstop ruim.

“Se você perguntar aos fãs, quem são nossos clientes finais, eles querem ver corridas como no Brasil e na Alemanha em 2019.”

“Não precisamos confiar em aguaceiros torrenciais para criar esse nível de emoção”.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.