F1 – Brembo compra participação na Pirelli

terça-feira, 31 de março de 2020 às 16:58

Brembo

A fabricante italiana de freios Brembo, que faz freios para a Ferrari, Tesla, BMW e Mercedes, além de várias equipes de Formula 1, Moto GP, Moto E, etc., tomou a decisão de comprar uma pequena participação de “longo prazo” na fabricante de pneus Pirelli.

A Brembo disse na terça-feira que decidiu comprar a participação de 2,43%, detida direta e indiretamente por meio de sua controladora Nuova FourB, com “uma abordagem não especulativa e de longo prazo”, e tomou a decisão “de forma autônoma”.

As ações da Pirelli, que ainda não teceu comentários, estão sendo negociadas perto do seu nível mais baixo desde que a fabricante de pneus voltou a ser pública em 2017, dois anos depois de um fechamento de capital que ocorreu após a aquisição da ChemChina.

Uma fonte próxima ao assunto disse que a Brembo comprou a participação sem informar a Pirelli, cujas ações caíram cerca de 40% até agora este ano, ou seus acionistas.

A Pirelli, cujos pneus são usados ​​pelas equipes de Formula 1 e montadoras como BMW e Audi, se reposicionou para atender o segmento de mercado premium, que também é o foco da Brembo.

Marco Tronchetti Provera, principal executivo da Pirelli, disse que a chegada da Brembo como acionista em momentos de depreciação no mercado confirmou que a empresa de pneus fez um bom trabalho nos últimos anos, bem como sua solidez.

“Mas o curso dos negócios da Pirelli continuará inalterado”, disse ele.

O vice-presidente executivo da Brembo, Matteo Tiraboschi, disse no ano passado que a fabricante de freios, com uma capitalização de mercado de cerca de 2,25 bilhões de euros, estava de olho em uma meta de aquisição de “tamanho significativo”, tão grande quanto a própria Brembo.

Ele aprovou um esquema de compartilhamento de lealdade que permite que seus proprietários de família mantenham o controle, mesmo que sua participação caia abaixo de 50% após uma aquisição.

Tiraboschi disse em outubro que a Brembo estava analisando o setor automotivo para as aquisições, pois pretendia concluir a gama de produtos oferecidos, mantendo-se “consistente” com o que já estava fazendo.

Tiraboschi, no entanto, nunca forneceu detalhes precisos sobre quais regiões a Brembo estava olhando para seus planos de fusões e aquisições.

Com uma capitalização de mercado de 3,3 bilhões de euros, a Pirelli é controlada pela ChemChina e pelo Silk Road Fund, que detêm em conjunto cerca de 45,5%, e pela italiana Camfin, que detém cerca de 10%.

Os principais investidores da Pirelli no ano passado estenderam um acordo de acionistas até 2023 e este mês disseram que aumentariam suas participações em até 1,5% cada.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.