F1 – Brecha na regra deveria fazer FIA rejeitar protesto da Renault

sábado, 18 de julho de 2020 às 1:45

Freios Mercedes 2019 x Racing Point 2020

O protesto da Renault contra os dutos de freio da Racing Point depende da interpretação dos comissários do processo que uma equipe deve seguir para provar que seus projetos são próprios, mesmo que fortemente baseados em uma parte usada por outra equipe.

Os dutos de freio foram adicionados às ‘peças listadas’ detalhadas no Apêndice 6 do regulamento esportivo da Fórmula 1 para a temporada 2020, juntando componentes importantes, como a célula de sobrevivência e a carroceria.

O regulamento estipula que uma equipe só pode usar as peças listadas que foram projetadas por ela mesma, embora seja permitido terceirizar seu desenho e / ou fabricação, desde que não seja para uma equipe rival ou um associado de uma. O objetivo é que a equipe detenha a Propriedade Intelectual.

Mas é agora que a coisa começa a pegar
A mudança no regulamento significa que, embora fosse legal executar dutos de freio que você não projetou em 2019, isso é ilegal em 2020.

Isso criou uma situação incomum, pois, embora o regulamento proíba expressamente a troca de peças ou dados do desenho para “peças listadas” entre concorrentes, isso poderia ter sido feito legalmente em 2019.

Portanto, a Racing Point poderia legitimamente ter conhecimento completo dos dutos de freio da Mercedes de 2019 desde o ano passado e projetá-los novamente do zero para atender cada letra do regulamento.

A Haas adotou essa abordagem ao operar os dutos de freio da Ferrari em 2019, enquanto a Racing Point executou o que eram dutos de freio externos ao estilo Mercedes durante grande parte da temporada passada.

O chefe de assuntos técnicos de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, confirmou que a “essência” do que está sendo considerado neste caso é o processo dessa transição e se é legal executar peças com base em peças que uma equipe já tinha conhecimento antes.

Essa é uma situação sem precedentes, porque é uma brecha criada quando transformaram os dutos de freio em uma peça listada.

Embora Tombazis tenha dito que o departamento técnico da FIA não investigou especificamente os dutos de freio, ele manteve contato regular com a Racing Point e ficou satisfeito com o processo seguido.

Se os comissários tiverem a interpretação correta da regra, isso significaria que o duto de freio da Racing Point de 2020 pode ser idêntico ao usado em 2019 pela Mercedes e totalmente legal, desde que qualquer conhecimento que a equipe tenha sobre ele tenha sido baseado em peças de corrida no ano passado.

Mesmo assim, Otmar Szafnauer, diretor da Racing Point, enfatizou que “os dutos de freio são únicos de nossa propriedade intelectual e projetados por nós, ou seja, mais do que necessários para satisfazer as regras.

Mas os comissários interpretarão as regras da maneira que acharem melhor e poderão decidir que mesmo um novo desenho idêntico ou muito semelhante ao de 2019 não é legal, afinal, os comissários da FIA costumam trocar os pés pelas mãos com uma frequência acima do esperado.

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AS - www.autoracing.com.br

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