F1 – Brawn se sente ofendido por comentários de Marchionne

terça-feira, 3 de abril de 2018 às 12:18

Ross Brawn

Ross Brawn, diretor esportivo da Fórmula 1, sente-se ‘ofendido’ pelos recentes comentários do CEO da Ferrari, Sergio Marchionne, sobre o futuro da categoria.

Marchionne deixou claro que a Ferrari sairia da F1 se sentisse que a categoria não teria mais seu “DNA”, essa foi uma referência aos regulamentos da unidade de potência proposta para 2021 e além, algo que Brawn ajudou a criar como parte de seu papel na gestão da F1.

Implicações financeiras também fizeram parte das preocupações da Ferrari sobre o futuro da F1 após 2020, especialmente com os pagamentos de bônus contenciosos sendo ameaçados. As conversas sobre limites de custo e outras restrições monetárias também são possibilidades que a fabricante italiana considera serem contra seus interesses.

Falando em entrevista à Radio Sport New Zealand, Brawn disse: “Eu acho isso pessoalmente ofensivo quando as pessoas me acusam de emburrecer a categoria porque sabemos que se o fizéssemos estragaríamos a série e a base comercial também”.

“As equipes de ponta provavelmente estão gastando duas ou três vezes o que estavam gastando cinco ou seis anos atrás, e mesmo assim você não diria cinco ou seis anos atrás que a categoria era burra. Então é apenas uma questão de nível”.

“Temos que ajudar as equipes de ponta a reconhecer e perceber que, para ter uma categoria para o futuro, temos que realocar as receitas comerciais para as equipes e o escopo que as equipes podem explorar tecnicamente para ter uma competição mais emocionante”.

O ex-diretor técnico da Ferrari também explica como o contínuo trabalho político que muitas vezes mantém as discussões faz com que todo o processo seja muito sensível, tornando cada debate mais difícil de resolver devido ao interesse próprio das equipes.

No entanto, apesar dos confrontos constantes, Brawn acredita que existem soluções que podem ser encontradas nos futuros regulamentos, dado o tempo de espera envolvido na sua criação.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.