F1 – Brawn promete esforço contínuo para facilitar as ultrapassagens

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 às 9:53

Fórmula 1

A Fórmula 1 vai intensificar os esforços visando facilitar as ultrapassagens no futuro se as regras aerodinâmicas revisadas da temporada 2019 não derem resultado.

Em meio às preocupações com a dificuldade que os pilotos enfrentam para seguir uns aos outros de perto com a geração atual de carros, um novo regulamento foi introduzido para o próximo ano com o objetivo de melhorar a situação.

Com asas dianteiras mais largas, asas traseiras revisadas e dutos de freios e bargeboards mais simples, a meta é reduzir a sensibilidade aerodinâmica dos carros a fim de que eles possam andar mais próximos uns dos outros.

Ross Brawn, diretor esportivo da F1, está ciente que existe ceticismo em relação ao impacto das alterações, mas disse que a categoria reagirá com ideias mais agressivas para a grande reformulação de 2021 se as equipes encontrarem maneiras de contornar as novas limitações.

“O que nós aprendermos com este programa aerodinâmico será muito importante para o próximo passo maior, em 2021”, declarou Brawn em uma entrevista ao site oficial da F1. “O ponto a destacar é que não é apenas uma solução única, e sim uma filosofia e uma cultura”.

“Se não alcançarmos tudo o que queremos com essas mudanças, vamos aprender com isso, seguir em frente com a próxima fase de alterações e continuar fazendo isso até que os carros possam lutar uns contra os outros de modo bem mais eficiente, o que não está ocorrendo no momento. É útil ver se as equipes conseguem evoluir e seguir direções diferentes porque não queremos descobrir isso em 2021”.

Apesar do ceticismo de algumas equipes, Brawn está convencido de que haverá pelo menos uma pequena melhoria.

“Até os carros andarem, nós não sabemos quais soluções eles adotaram, mas pelas previsões, estamos alcançando uma melhoria de cerca de 20%. Portanto, percorremos aproximadamente um quarto do caminho até onde achamos que podemos chegar. Contudo, não é uma solução única no sentido de fazer isso e depois não tocar em mais nada”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.