F1 – Brawn não tinha conhecimento do veto da Ferrari sobre as regras

terça-feira, 18 de outubro de 2016 às 12:04
Ross Brawn

Ross Brawn

Ross Brawn revelou que o poder de veto da Ferrari sobre mudanças de regras da Fórmula 1 era um segredo tão bem guardado que ele não tinha conhecimento disso durante a maior parte do seu tempo na equipe.

A Ferrari tem a opção de vetar alterações às regras da F1 desde os anos 1980. No entanto, a existência do veto só se tornou de conhecimento público em 2009 e Brawn revelou agora que ele só teve conhecimento disso em 2005, oito anos depois que se juntou à equipe.

Em um novo livro escrito pelo ex-CEO da Williams Adam Parr, Brawn disse que não sabia sobre o veto quando a Ferrari estava se opondo a uma nova regra para 2005 que proibia os pilotos de trocar pneus durante uma corrida. Ele acredita que a regra foi introduzida para romper o domínio da fornecedora de pneus Bridgestone, da Ferrari, no início dos anos 2000.

“Eu não sabia então que tínhamos um veto”, confirmou Brawn. Ele duvida que Jean Todt, diretor-geral da Ferrari na época e agora presidente da FIA, o tenha feito. “Nós não o usamos e não acho que Jean jamais tenha usado, porque sabíamos que era errado”.

Brawn admitiu que soube da existência do veto “mais tarde na minha carreira na Ferrari”, que terminou em 2007.

Ele também revelou que a insatisfação da equipe sobre a introdução de novas regras de pneus para 2005 influenciou seu comportamento durante o GP dos EUA desse ano. Apenas seis carros largaram naquela corrida – todas equipes com Bridgestone incluindo a Ferrari – após os pilotos com Michelin acharem que seus pneus estavam falhando na curva 13.

A Ferrari se recusou a aceitar compromissos que permitiria suas rivais correrem. “Nós estávamos em uma posição na qual sentíamos muito prejudicados por causa do que tinha acontecido com as regras de pneus, nos sentíamos perseguidos”, disse Brawn. “Então, a nossa percepção era não ter muita simpatia quando os autores da regra de um pneu por corrida tiveram um problema”.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.