F1 – Brawn: Mudança de linha de Verstappen tornou colisão inevitável

quarta-feira, 2 de maio de 2018 às 12:16

Daniel Ricciardo e Max Verstappen

A decisão de Max Verstappen de bloquear a passagem de Daniel Ricciardo pelo interior da curva 1, tornou inevitável o acidente entre a dupla, de acordo com o chefe de automobilismo da Fórmula 1, Ross Brawn.

Enquanto Brawn disse que a decisão dos comissários de repreender ambos os pilotos foi “a maneira correta de ação”, ele acredita que a perda de downforce que Ricciardo experimentou após a manobra de Verstappen significava que ele não poderia evitar bater em seu companheiro de equipe.

“Uma vez que Daniel se manteve para sua linha, e Max mudou de direção bloqueando essa linha, o australiano se tornou um passageiro”, disse Brawn.

“A perda de downforce experimentada por Ricciardo na esteira do carro de Verstappen o deixou impossível de ser parado. Muitas vezes pensamos em downforce aplicado em curvas, mas o impacto que a aderência extra tem na frenagem é enorme. Tire essa aderência na freada e o que aconteceu no domingo foi inevitável”.

Brawn disse que o caso foi outro exemplo do motivo pelo qual o design do carro de F1 deve ser direcionado para melhorar as corridas. Ele elogiou o acordo de ontem sobre as mudanças nas regras para a temporada de 2019, que visa permitir que os carros se seguissem mais de perto.

“Embora este foi um exemplo muito grave, destacou mais uma vez a necessidade de encontrar uma maneira de desenvolver as regras para tornar os carros mais “dirigíveis” nessas condições”, disse ele.

“A decisão do Grupo de Estratégia e da Comissão da F1, tomada ontem pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, de aprovar uma série de modificações aerodinâmicas, visando promover corridas mais próximas e mais ultrapassagens para a temporada de 2019 é definitivamente um passo importante”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.