F1 – Brawn: Aposta no anel externo do Bahrain valeu muito a pena

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020 às 20:15

Ross Brawn

Ross Brawn expressou seu alívio que a decisão de usar a pista externa do Bahrain para o GP de Sakhir produziu uma corrida emocionante.

Com a Fórmula 1 buscando reforçar um cronograma de 2020 que foi dizimado por cancelamentos devido à pandemia global de saúde, o Bahrain foi escolhido para sediar as rodadas 15 e 16 de uma temporada de 17 corridas reformulada.

Mas ao invés de encenar ambas as corridas no traçado normal do Circuito Internacional do Bahrain, uma espécie de aposta foi feita para sediar o o GP de Sakhir no anel externo mais curto e muito rápido – e valeu a pena.

Embora as ultrapassagens não tenham sido fáceis e o DRS estivesse em evidência, poucos fãs acabaram decepcionados depois de uma corrida que terminou com um pódio totalmente imprevisível de Sergio Perez, Esteban Ocon e Lance Stroll.

Brawn, o diretor de automobilismo da F1, certamente sentiu que a decisão tinha sido a certa – não que ele esteja levando o crédito por isso.

“Não foi ideia minha”, disse Brawn ao Canal 4 da Inglaterra. “Criamos um departamento dentro da Fórmula 1 para olhar os circuitos e Craig Wilson, que é nosso engenheiro e olha para essas coisas, teve a ideia de ter este circuito “oval” .

“Devo admitir que estava um pouco nervoso, mas Craig me convenceu e foi um ótimo dia.”

“Eu acho que o problema era que nesta época da temporada você ia ter uma corrida pré-fabricada, a segunda no mesmo circuito. Os carros estão todos acertados, não há desenvolvimentos.”

“Obviamente, não previmos o problema com Lewis, mas no início do ano, quando tínhamos aquelas corridas seguidas, acho que os carros estavam todos em desenvolvimento e havia caos suficiente.”

“E então chamamos este de anel externo, funcionou muito bem, muita ação, um pouco de caos. Muito drama.”

“Os números de audiência neste fim de semana saíram dos gráficos – fantásticos.”

Questionado sobre se influenciaria as pistas no futuro, Brawn respondeu: “Esta é uma pista muito simples, mas na verdade muito complicada. Os solavancos a tornam bastante desafiadora e vimos com uma pista simples e curta o tamanho da dimensão extra ela pode trazer.”

“Acho que isso vai influenciar algumas ideias no futuro. Algumas das novas pistas que tentamos, como Portimão, sensacional, e algumas das outras novas pistas que visitamos.”

“E mais uma vez isso estará presente em nossos pensamentos para o futuro, como devemos fazer as coisas.”

“Foi uma temporada sensacional porque considerando onde estávamos em março, acho que todos nós voltamos da Austrália sem saber o que o futuro nos reservava.”

“E superando os limites – estamos quase lá agora – foi uma ótima temporada, muita ação.”

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.