F1 – Brasileiro Carlos Ghosn já tem substituto na Renault

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019 às 13:29

Jean-Dominique Senard

A Renault nomeou o ex-CEO da Michelin, Jean-Dominique Senard, como seu novo presidente, após a renúncia de Carlos Ghosn.

Ghosn, que ocupou os cargos de presidente e CEO até sua renúncia esta semana, foi preso no Japão em novembro passado por alegações de impropriedade financeira. Ele nega veementemente qualquer irregularidade, mas após um período de mais de dois meses de prisão, finalmente se afastou de sua posição no topo da Renault.

O conselho da montadora francesa se reuniu na quinta-feira para discutir uma nova estrutura de liderança e decidiu dividir as funções de presidente e CEO entre duas pessoas. Ele nomeou Senard como presidente e, por proposta de Senard, fez de Thierry Bolloré seu novo CEO.

Em sua nova função, Senard analisará a governança da empresa e assumirá total responsabilidade por sua aliança com os fabricantes japoneses Nissan e Mitsubishi.

“O novo presidente do conselho de administração da Renault terá que avaliar e, se necessário, mudar a governança da Renault para assegurar a transição para a nova estrutura”, disse um comunicado. “Ele apresentará suas propostas sobre a evolução da governança ao Conselho de Administração antes da próxima Assembléia Geral de Acionistas.

“Além disso, o Conselho de Administração da Renault deseja supervisionar ativamente o funcionamento da Aliança e decidiu dar ao seu Presidente total responsabilidade pela gestão da Aliança em nome da Renault, em articulação com o Diretor Presidente.

“Nesta qualidade, o Presidente do Conselho de Administração da Renault será a principal pessoa de contato do parceiro japonês e de outros parceiros da Aliança para qualquer discussão sobre a organização e evolução da Aliança. Ele proporá ao Conselho de Administração qualquer novo acordo que ele considerar útil para o futuro da Renault. Ele será o principal representante da Renault nos órgãos de administração da Aliança e na Nissan quando a Renault tiver o direito de proposta.”

A equipe de Fórmula 1 da Renault está atualmente se preparando para lançar seu carro de 2019 em 12 de fevereiro, depois de assinar com um dos melhores pilotoss fa F1, Daniel Ricciardo,que era da Red Bull, para ser companheiro de Nico Hulkenberg.

No início deste mês, a equipe confirmou que Jerome Stoll permanecerá como presidente da Renault Sport Racing, que inclui a equipe de F1, após a saída repentina de Thierry Koskas, o executivo que deveria substituí-lo. Koskas, que era membro do comitê executivo da Renault e reportou-se a Ghosn na estrutura de gestão anterior, foi nomeado sucessor de Stoll, de 64 anos, em novembro passado e deve começar neste mês após uma missão de averiguação na última corrida da temporada de 2018 em Abu Dhabi.

Cyril Abiteboul continua como diretor administrativo da Renault Sport Racing e o chefe de equipe de fato da equipe de F1.

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.