F1 – Boullier diz que Grosjean entendeu o que precisa mudar

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 às 16:06
Romain Grosjean e Eric Boullier

Romain Grosjean e Eric Boullier

O reconhecimento do próprio Romain Grosjean de que ele precisa mudar a maneira de encarar a Fórmula 1, foi um fator-chave para ajudar a convencer seu chefe na Lotus em mantê-lo para o próximo ano.

O chefe da equipe, Eric Boullier, revelou que os incidentes de pista nos quais Grosjean se envolveu estavam pesando muito na decisão da equipe sobre seu futuro -, mas que a vontade do piloto francês de aprender e melhorar ajudou a convencê-lo que valia a pena apostar nele.

Boullier deixou claro que, se Grosjean tivesse mostrado uma atitude negativa – ou se recusado a rever sua abordagem – ele teria sido demitido.

“Definitivamente teria sido diferente”, disse Boullier ao site Autosport, quando perguntado sobre qual seria o resultado se Grosjean não estivesse pronto para ouvir.

“Ele claramente nos mostrou, inclusive para os nossos engenheiros, que entendeu o que precisa ser feito. É uma questão complexa.”

Boullier disse que recebeu o aval dos proprietários da equipe, após a corrida final, para buscar o melhor piloto possível para ser parceiro de Kimi Raikkonen – e que Grosjean mostrou a todos eles que ele era o homem certo.

“Houve uma clara estratégia da diretoria para termos dois pilotos rápidos, para que possamos ser uma equipe de ponta – o que significa lutar entre os três primeiros e conquistar mais vitórias.”

“Uma vez que concordamos com a estratégia, houve alguma dúvida em relação a Romain quando você leva em conta os diferentes aspectos de sua temporada.”

“Para o dono da equipe, Gerard Lopez, era importante entender porquê Grosjean não conseguiu entregar tanto quanto queríamos nesta temporada.”

“E ele se dedicou com muito cuidado – e a equipe ficou feliz com o processo. Ele frequentemente foi para o lugar errado na pista, embora nem sempre tenha sido culpa dele, mas precisávamos de seu feedback para saber que ele entendeu o que queríamos.”

“Depois disso, a decisão foi óbvia.”

Boullier está convencido de que Grosjean retornará em 2013 muito mais forte – e de volta à sua melhor forma depois de um difícil final de temporada.

“Ele voltou para a F1 este ano, e é claro que você precisa de algum tempo para se estabelecer, ainda mais com os testes muito limitados como agora.”

“Ficou claro que ele perdeu um pouco de terreno após Spa, por causa da decisão de bani-lo por uma corrida, mas ele mostrou depois em algumas ocasiões o quão bom ele é. Nós acreditamos nele.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.