F1 – Bottas é o pole do GP dos EUA de 2019

sábado, 2 de novembro de 2019 às 19:06

Bottas – Pole GP dos EUA 2019

Valtteri Bottas surpreendeu muita gente e marcou a pole-position para o GP dos EUA de 2019 com uma grande volta no Q3.

Foi a primeira pole do finlandês desde Silverstone, deixando Sebastian Vettel por meros 0,012 segundos atrás em Austin.

Bottas estabeleceu um novo recorde com 1:32.029 em sua primeira volta no Q3 e isso permaneceu invicto, já que os seis principais pilotos lutavam por melhorias nas tentativas finais.

Vettel se contentou com um lugar na primeira fila ao lado de Bottas, depois de também não melhorar, enquanto Max Verstappen ficou a apenas 0,067s do primeiro lugar em P3. Charles Leclerc se alinhará com ele em P4.

Lewis Hamilton, que precisa de apenas quatro pontos para conquistar o sexto título mundial, largará em P5, depois de ficar quase três décimos do ritmo e também abortar sua última volta.

Alex Albon, Carlos Sainz, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Pierre Gasly completaram o top 10.

Temia-se que Leclerc participasse da classificação com punições de grid depois que seu motor fumou no TL3. No entanto, a Ferrari confirmou antes da classificação que ele iria de trocar por uma UP mais antiga.

A Scuderia teve um início lento no Q1, com Vettel forçado a recuar depois de uma travada da curva 1 e Leclerc em P7 e atrás de nomes como Sainz e Albon.

Mas os dois estavam tranquilamente no tempo limite, com as atenções voltadas para os pilotos que corriam o risco de sair mais cedo na zona de eliminação.

Juntando-se a Sergio Perez (que vai largar do pitlane), os suspeitos de sempre George Russell e Robert Kubica foram eliminados junto com a dupla da Alfa Romeo Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen.

As condições das pistas estavam melhorando o tempo todo, tanto que Lando Norris liderou o Q1 em um décimo!

Infelizmente, essas surpresas do segundo pelotão não se seguiram no Q2, que começou com os carros da Mercedes e os da Ferrari saindo com pneus médios, com vistas a largar com eles na corrida de domingo. O mesmo se aplicou a Verstappen, mas não a Albon, que foi com pneu macio.

Apenas um décimo separou Hamilton, Verstappen Bottas, Leclerc e Vettel após suas primeiras voltas quentes no Q2, enquanto Albon foi o mais rápido de todos graças a esse composto mais macio.

Nas segundas rodadas do Q2, a Mercedes fez o habitual de voltar aos pneus macios, mas completou voltas mais lentas para que eles pudessem largar com os médios na corrida de domingo.

Leclerc e Vettel voltaram com médios e ambos encontraram melhorias ao assumir o topo da classificação.

Não conseguiram chegar ao Q3: Nico Hulkenberg, Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Lance Stroll e Romain Grosjean.

No Q3, Bottas se colocou na pole provisória com um novo recorde de 1:32.029, mas apenas 0,012 à frente da Ferrari de Vettel.

Verstappen, 0.162s atrás, Leclerc, 0.198s fora do ritmo, e Hamilton, 0.292s atrás, todos tinham trabalho a fazer nas suas tentativas finais no Q3.

E nenhum desses rivais mais próximos conseguiu derrubar Bottas do primeiro lugar. O finlandês precisa vencer o GP dos EUA para ter alguma chance de impedir Hamilton de conquistar o título em Austin.

Veja a tabela completa da classificação para o GP dos EUA:

Clique AQUI para apostar no GP dos EUA

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.