F1 – Bottas admite que a Mercedes deveria ter feito um shakedown antes

sexta-feira, 12 de março de 2021 às 14:20

Valtteri Bottas admitiu que sua equipe Mercedes provavelmente deveria ter feito um shakedown antes de testar depois de um primeiro dia decepcionante.

Bottas perdeu mais de três horas de treino de abertura em Sakhir devido a um problema na volta de instalação que levou a uma mudança de caixa de câmbio.

A Mercedes é a única equipe que não usou a permissão do “dia das filmagens” da F1 para dar ao seu carro de 2021 um teste de pista antes do início da pré-temporada.

Os dias de filmagem permitem até 100 km de corrida usando pneus com especificações de “demonstração”.

Questionado pela transmissão oficial de testes da F1TV se a Mercedes agora se arrependia de não ter feito o shakedown, Bottas respondeu: “É muito fácil dizer depois. Claro que agora, sim, deveríamos feito isso antes, mas nos últimos anos tudo tem sido bastante à prova de balas e certas coisas já tinham sido executadas no dinamômetro.”

“Então, sim, diríamos agora que deveríamos ter feito isso, mas tenho certeza de que isso será revisado no próximo ano.”

O chefe da equipe, Toto Wolff, disse durante a hora do almoço que o problema “surgiu do nada” e ainda não havia sido identificado e compreendido.

Bottas conseguiu fazer mais cinco voltas depois que a mudança da caixa de câmbio foi concluída e antes de uma bandeira vermelha da Ferrari de Charles Leclerc parar na pista, mas então teve que entregar o Mercedes para Lewis Hamilton durante a tarde.

“Eu e, claro, toda a equipe estávamos ansiosos para entrar no caminho certo”, disse Bottas.

“Na primeira volta, a volta de instalação, percebemos que havia um problema com a caixa de câmbio, então obviamente tivemos que localizar o problema e trocar a caixa de câmbio, o que leva um pouco de tempo.”

“Só no final demos mais algumas voltas e depois veio a bandeira vermelha.”

“Seis voltas no total, todas com ancoragem aerodinâmica no carro, portanto, não corremos muito hoje, portanto, não é um começo ideal.”

Bottas acabou sendo classificado como o mais lento do dia, enquanto Hamilton conseguiu 42 voltas terminando em P10.

E apesar de um primeiro dia muito mais produtiva para Hamilton, isso significa que a Mercedes terminou o dia confortavelmente em último lugar no ranking de quilometragem entre as 10 equipes da F1.

Wolff sugeriu que a Mercedes seria capaz de recuperar o tempo perdido se “conseguirmos fazer uma ‘viagem’ mais tranquila a partir de agora”, e Bottas concordou que o fim de semana oferece espaço para recuperação.

“A coisa boa este ano é que se você perder tempo de pista, você pode realmente recuperar o atraso, porque com toda a redução de quilometragem e o corte de custos, não estamos com uma agenda superlotada nos outros dias”, disse ele.

“Então, esperançosamente, podemos nos recuperar.”

Mas a sugestão de que o cronograma de testes permite tempo de recuperação foi contestada pelo chefe da equipe da McLaren, Andreas Seidl, quando o The Race pediu sua opinião.

“O programa desses três dias está totalmente lotado”, disse Seidl.

“Eu diria que a última coisa que você quer é perder tempo na pista com um problema, porque isso significa que você perderá tempo para testar tudo que precisa.”

“Se acontecer, você simplesmente tem que lidar com isso, você tem que se adaptar, você precisa redefinir a prioridade para garantir que você ainda obtenha o máximo em termos de preparação para o primeiro fim de semana de corrida.”

“É mais importante do que nunca ter três dias tranquilos e sólidos.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.