F1 – Borboleta extra no volante de Vettel causa intriga
terça-feira, 24 de abril de 2018 às 9:20
Ilustração do volante de Vettel
A Ferrari está no centro de uma nova intriga técnica na Fórmula 1 com o surgimento de uma misteriosa borboleta no volante de Sebastian Vettel.
O novo elemento, presente apenas no carro do alemão e não utilizado por Kimi Raikkonen, alimentou as especulações a respeito de sua função para a equipe.
A Ferrari tentou manter a presença da borboleta em segredo, mas ela foi vista depois da pole position de Vettel no GP do Bahrain quando ele parou no grid para as entrevistas pós classificação.
A Ferrari vem mantendo o silêncio em relação à função da borboleta, mas negou os rumores iniciais de que ela está sendo usada para alterar configurações do mapeamento de motor visando ajudar a manter o sopro de gases nas curvas quando o piloto não está acelerando.
Entretanto, tal comportamento é improvável, com a FIA tendo deixado claro na pré-temporada que faria de tudo para impedir que as equipes tentassem alterar os ajustes de motor a fim de produzir o sopro de gases sem aceleração.
Porém, a borboleta da Ferrari pode estar ligada a uma configuração que precisa ser mudada no meio das curvas – como diferencial, mapeamento de motor ou controle de energia – porque seu posicionamento permite que seja usada quando o volante está sendo virado.
A borboleta possui um sensor de rotação, o que significa algo que pode ser ajustado gradualmente ao invés de ser simplesmente uma chave liga-desliga.
autoracing, borboleta, equipe, extra, f1, ferrari, formula 1, formula-1, intriga, noticias, nova, Sebastian Vettel, volante
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.