F1 – Binotto: Ferrari SF90 é eficiente “demais”

sexta-feira, 24 de maio de 2019 às 12:23

Mattia Binotto

Você pode ter pensado a sua vida toda que ter um carro de Formula 1 “eficiente” seria uma coisa boa. Mas, de acordo com Mattia Binotto, diretor da equipe Ferrari, é a eficiência de seu SF90 nesta temporada que está levando a equipe a tomar uma surra da Mercedes, já que a equipe de Maranello luta para colocar os pneus na janela de temperatura certa.

Enquanto os rivais da Mercedes estão apenas três pontos atrás de ter obtido uma pontuação máxima no campeonato de construtores neste ano, a favorita Ferrari no início da temporada atualmente está 96 pontos atrás, não tendo terminado acima do terceiro até agora. E enquanto o desempenho explosivo do SF90 é incontestável, Binotto revelou que isso pode estar ligado às atuais deficiências que a equipe está experimentando…

“Acho que temos um carro bastante eficiente – você pode ver na reta”, disse Binotto. “Mas isso não significa que temos o carro que tem o maior downforce do grid.”

“Temos um carro que é eficiente em geral, mas carece de … pico de downforce. Mas novamente, é pico de downforce em curvas de alta velocidade e baixa velocidade, e é aí que estamos.”

“Os pneus nesta temporada são bem diferentes dos do ano passado”, acrescentou. “Sem culpa, é apenas um fato. A principal diferença é que no ano passado nós aquecíamos muito bem os pneus … Os pneus desta temporada são bastante diferentes a este respeito. O aquecimento é muito mais difícil, e a janela também, metas de temperatura, para obter a melhor aderência dos pneus em si, para alcançá-lo você precisa aquecer os pneus.”

Binotto confirmou que uma mudança do conceito de asa dianteira radical da Ferrari, que pode estar contribuindo para seus problemas atuais, não está nos planos para 2019 – mas com o projeto do carro 2020 já em andamento, a equipe será honesta em avaliar qual o melhor conceito adotar daqui para frente.

“Agora, acho que é hora de nos questionarmos se precisamos procurar diferentes metas gerais para alcançar o desempenho final”, disse Binotto. “Você está procurando melhor downforce ou eficiência máxima?”

“Acho que não precisamos mudar nossa asa dianteira este ano. Certamente, é um conceito diferente do da Mercedes, mas isso não significa que alcançamos o máximo do nosso conceito ainda. Nós não estamos prevendo mudar o conceito de asas.”

Então essa é a perspectiva de longo prazo. Mas a curto prazo, Binotto está convencido de que, apesar de Sebastian Vettel ter terminado o TL2 em Mônaco 0,7s atrás da Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, a batalha entre as duas equipes permanece “totalmente aberta” neste final de semana.

“Eu acho que está longe do jogo ter terminado”, disse Binotto. “Certamente está totalmente aberto. Acho que podemos comparar Monaco com Baku e fomos bem em Baku… Obviamente no TL1 e TL2 a Mercedes mostrou-se muito forte novamente. Muito fácil para eles encontrarem a janela certa para que os pneus funcionem corretamente durante a volta. Há muito o que fazer, mas há um dia inteiro (sexta-feira) e vamos ver como será a classificação e a corrida.”

 

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AS - www.autoracing.com.br

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