F1 – Binotto e a tática da Ferrari em Cingapura

segunda-feira, 23 de setembro de 2019 às 15:56

Mattia Binotto

Mattia Binotto confirmou que a Ferrari considerou pedir a Sebastian Vettel que devolvesse a liderança do GP de Cingapura a Charles Leclerc, após o alemão ter passado de P3 para P1 depois do undercut.

A espera de um ano de Vettel por uma vitória num GP terminou no circuito de Marina Bay, depois que ele se beneficiou da estratégia de superar Lewis Hamilton e seu companheiro de equipe nos boxes.

No entanto, a Ferrari não pretendia dar a Vettel a posição, com Binotto admitindo que um undercut de 3,9 segundos “foi efetivamente mais poderoso do que esperávamos”.

As ordens da equipe pesaram bastante na temporada da Ferrari após a decisão de Binotto de dar a Vettel a prioridade no início da temporada, algo que Leclerc parecia vir eliminando ao longo do ano, e o chefe da Scuderia explicou o que eles fizeram em Cingapura.

Ele disse: “Consideramos a troca? Sim, consideramos. Acho que pensávamos que naquele estágio não seria a escolha certa para fazê-lo.”

“Obviamente agora, ainda estamos discutindo com os pilotos se essa foi a escolha certa ou não, pois internamente ainda temos opiniões diferentes para discutir. Mas sim, pensamos nisso”.

Binotto rejeitou a sugestão de que Leclerc deveria ter parado antes de Vettel, explicando como isso também teria impactado negativamente sua corrida.

“Sempre demos vantagem ao carro à frente, normalmente são as regras que sempre fizemos”, afirmou.

“Mas, nesse caso, você não pararia Charles primeiro porque ele liderava a corrida, ele voltaria no trânsito e essa seria a jogada errada.”

“Pelo contrário, Max Verstappen estava pronto para parar, sabíamos disso, e a melhor maneira de proteger a posição de Sebastian era pará-lo. Era o momento certo para parar Seb.”

“Depois disso, foi o momento certo para parar Charles. Acho que era uma escolha entre um-dois ou dois-um…”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.