F1 – Bélgica 2015: Hamilton comanda domínio da Mercedes

domingo, 28 de agosto de 2016 às 6:30

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton bateu seu companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg, na disputa pela vitória no GP da Bélgica para ampliar sua vantagem na liderança do campeonato para 28 pontos.

O atual campeão mundial fez uma boa largada e depois segurou a Force India de Sergio Perez, que largou muito bem, na Les Combes para manter a liderança.

Rosberg caiu para quinto na largada, e apesar de se recuperar, subir para segundo e começar a reduzir a diferença em relação a Hamilton, ele não conseguiu se aproximar o suficiente para ameaçá-lo.

Sebastian Vettel, da Ferrari, estava a caminho de completar o pódio, após tentar uma estratégia de uma parada que exigiu um trecho de 29 voltas com os pneus médios, mas um estouro do traseiro direito quando restavam poucas voltas acabou com sua corrida.

Isso permitiu que Romain Grosjean, que vinha pressionando Vettel, garantisse o primeiro pódio da temporada para a Lotus – um grande impulso em meio ao futuro incerto e às batalhas legais.

A largada foi inicialmente abortada quando Nico Hulkenberg (Force India) enfrentou problemas mecânicos no grid, agitando suas mãos para avisar que não conseguiria arrancar. O pelotão deu outra volta de apresentação, enquanto Hulkenberg foi empurrado para os pits e teve de abandonar.

Na segunda tentativa, a largada ocorreu normalmente, com Perez lutando com Daniel Ricciardo (Red Bull) na La Source e levando a melhor para ficar em segundo. A Red Bull utilizou sua especificação de Monza em Spa, o que permitiu que Daniil Kvyat e Ricciardo atacassem nas retas.

Kvyat chegou em quarto depois de adotar uma estratégia diferente, mas Ricciardo estava na luta pelo pódio antes de perder velocidade e abandonar na saída da Bus Stop. Um breve período de safety car foi necessário enquanto o carro do australiano era retirado.

Perez garantiu seu melhor resultado da temporada com a quinta posição, à frente de Felipe Massa (Williams) e Kimi Raikkonen (Ferrari), que salvou alguns pontos depois de largar em 16º.

Max Verstappen tentou ultrapassar Raikkonen na Les Combes na última volta, mas freou tarde demais, perdeu o traçado e foi forçado a se contentar com o oitavo lugar, seguido por Valtteri Bottas – que teve sua prova prejudicada quando a Williams colocou três pneus macios e um médio em seu carro, o que lhe rendeu um drive-through.

A Sauber instalou o motor Ferrari especificação 2015 em seus carros pela primeira vez nesta temporada, com Marcus Ericsson tirando vantagem do estouro de pneu de Vettel para marcar o último ponto com a 10ª colocação, imediatamente à frente do companheiro Felipe Nasr.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 1h23m40.387s
2 Nico Rosberg Mercedes 2.058s
3 Romain Grosjean Lotus/Mercedes 37.988s
4 Daniil Kvyat Red Bull/Renault 45.692s
5 Sergio Perez Force India/Mercedes 53.997s
6 Felipe Massa Williams/Mercedes 55.283s
7 Kimi Raikkonen Ferrari 55.703s
8 Max Verstappen Toro Rosso/Renault 56.076s
9 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1m01.040s
10 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1m31.234s
11 Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1m42.311s
12 Sebastian Vettel Ferrari pneu
13 Fernando Alonso McLaren/Honda 1 volta
14 Jenson Button McLaren/Honda 1 volta
15 Roberto Merhi Marussia/Ferrari 1 volta
16 Will Stevens Marussia/Ferrari 1 volta
17 Carlos Sainz Toro Rosso/Renault abandono
18 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault abandono
19 Pastor Maldonado Lotus/Mercedes abandono
20 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes não largou

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.