F1 – Bélgica 2010: Hamilton vence corrida emocionante

domingo, 28 de agosto de 2011 às 10:03

f110-hamilton-s-350Lewis Hamilton, da McLaren, superou as condições traiçoeiras em Spa-Francorchamps para vencer o emocionante GP da Bélgica.

O inglês chegou a sair da pista e tocar de leve na barreira de pneus quando a chuva começou a cair pela segunda vez na prova a dez voltas do final, mas sua grande vantagem lhe permitiu voltar ainda na liderança. Mark Webber, da Red Bull, terminou em segundo, e Robert Kubica, da Renault, completou o pódio.

Os outros candidatos ao título não tiveram um bom dia. Sebastian Vettel (Red Bull) cometeu vários erros, e no mais sério deles, tirou Jenson Button (McLaren) da corrida com uma tentativa de ultrapassagem desastrosa. Fernando Alonso (Ferrari) foi atingido por Rubens Barrichello (Williams) em meio à confusão causada pela chuva no final da primeira volta, e depois de se recuperar bem, acabou batendo sozinho e abandonando.

Webber fez uma péssima largada e caiu da pole para a sétima colocação. Hamilton assumiu a ponta, seguido por Kubica e por seu companheiro Button. Entretanto, já no final da primeira volta, a chuva começou a cair e provocou um verdadeiro caos. Praticamente todos os pilotos passaram reto na Bus Stop, com Barrichello atingindo Alonso e abandonando seu 300º GP. O espanhol foi para os boxes e colocou pneus intermediários.

Na Eau Rouge, Kubica cometeu um pequeno erro e foi ultrapassado por Button. Na sequência, o safety car entrou devido às condições perigosas, mas a chuva durou pouco e obrigou Alonso a parar novamente para colocar pneus duros após a relargada. Hamilton se manteve na frente a abriu uma vantagem confortável sobre Button, enquanto Vettel deixou Kubica para três na La Source e começou a pressionar o inglês na disputa pelo segundo lugar.

Na 11ª volta, Vitaly Petrov (Renault) passou Nico Rosberg (Mercedes) para ganhar a nona colocação. Na tentativa de se defender, o alemão se atrapalhou e foi superado também por Michael Schumacher, chegando inclusive a tocar de leve na roda traseira direita de seu companheiro de equipe. Ambos continuaram sem problemas, apesar de Rosberg ter perdido uma pequena parte da asa dianteira.

Enquanto Hamilton abria 10 segundos de vantagem, tornou-se evidente que Button estava segurando a fila. Vettel finalmente perdeu a paciência na volta 17 e cometeu um erro grosseiro na tentativa de ultrapassar o rival na Bus Stop, atravessando na freada e batendo na lateral da McLaren. O inglês abandonou e o alemão teve de ir para os boxes para trocar o bico, mas, três voltas depois, recebeu um drive-through por causar o acidente.

Kubica foi favorecido pela confusão e voltou à segunda posição, com Webber já em terceiro, à frente de Felipe Massa (Ferrari) e Adrian Sutil (Force India), que foi o primeiro a fazer um pit-stop programado na 22ª volta. O australiano entrou na passagem seguinte; Kubica e Massa na 24ª e o líder Hamilton na 25ª. Não houve nenhuma mudança na ordem, apesar da pressão de Webber sobre Kubica.

O péssimo dia de Vettel continuou quando ele tocou na asa dianteira de Vitantonio Liuzzi (Force India) na tentativa de ultrapassar o italiano na Bus Stop e teve seu pneu traseiro esquerdo furado. Ele voltou à corrida, mas já uma volta atrás dos líderes e sem nenhuma chance de marcar pontos.

A chuva voltou a cair quando restavam dez voltas. Os primeiros colocados tentaram continuar na pista com pneus slick, mas logo viram que seria impossível. Hamilton chegou a dar um passeio na caixa de brita e tocar de leve na barreira de pneus, mas voltou ainda na liderança. No pit-stop, Webber ganhou o segundo lugar de Kubica, que parou ligeiramente fora do ponto correto.

Com a chuva ficando cada vez mais forte, Alonso passou por cima da zebra na saída da Malmedy, rodou, bateu na barreira de pneus e abandonou. Sua Ferrari ficou parada no meio do circuito e provocou mais uma entrada do safety car, estabelecendo o cenário para um sprint final emocionante.

A relargada ocorreu a quatro voltas da chegada. Hamilton permaneceu em primeiro, mantendo uma vantagem pequena mas segura sobre Webber e Kubica. Massa ficou um pouco mais para três, à frente de Sutil e da dupla da Mercedes, com Rosberg ultrapassando Schumacher para assumir o sexto lugar. Kamui Kobayashi (Sauber), Petrov e Jaime Alguersuari (Toro Rosso) completam os dez primeiros.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Hamilton    McLaren-Mercedes    1h29m04.268s
2.    Webber        Red Bull-Renault    a 1.571
3.    Kubica        Renault            a 3.493
4.    Massa        Ferrari            a 8.264
5.    Sutil        Force India-Mercedes    a 9.094
6.    Rosberg    Mercedes        a 12.359
7.    Schumacher    Mercedes        a 15.548
8.    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 16.678
9.    Petrov        Renault            a 23.851
10.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 29.457
11.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 34.831
12.    De la Rosa    Sauber-Ferrari        a 36.019
13.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 39.895
14.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1 volta
15.    Vettel        Red Bull-Renault    a 1 volta
16.    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 1 volta
17.    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 1 volta
18.    Glock        Virgin-Cosworth        a 1 volta
19.    Trulli        Lotus-Cosworth        a 1 volta
20.    Yamamoto    HRT-Cosworth        a 2 voltas

Abandonos:

Alonso –       Ferrari,                   38 voltas
Button –       McLaren-Mercedes,          16 voltas
Senna –        HRT-Cosworth,               6 voltas
Barrichello –  Williams-Cosworth,          1 volta

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.