F1 – BBC confirma Fernando Alonso na Renault

terça-feira, 7 de julho de 2020 às 14:22

Fernando Alonso

A BBC teoricamente “furou” todo mundo e confirmou que Fernando Alonso já assinou contrato com a Renault e vai retornar à Fórmula 1 no próximo ano.

Alonso retornará à equipe com quem ganhou o bicampeonato mundial e para quem já guiou duas vezes durante sua carreira.

Ele deixou a F1 em 2018 e deve fazer uma terceira tentativa de vencer a Indy 500 com a McLaren em agosto.

Um porta-voz da Renault disse que a equipe “se recusou a comentar rumores”.

Alonso fará parceria com o francês Esteban Ocon e substituirá o australiano Daniel Ricciardo, que se mudará para a McLaren no final desta temporada.

Por que ele está voltando?
Quando ele deixou o esporte, Alonso disse que estava fazendo isso porque “havia conseguido mais na F1 do que eu sonhava e era hora de conseguir coisas maiores fora da F1”.

Mas Alonso vem conversando com a Renault desde novembro do ano passado e, em maio deste ano, seu consultor, Flavio Briatore, disse estar “motivado e pronto para voltar à F1”.

Especialistas dizem que acreditam que seu tempo longe da F1 o lembrou que nenhum outro esporte a motor chega sequer perto do nível de satisfação possível que um caro de F1 oferece, algo que já foi confirmado por inúmeros outros pilotos.

Mas Alonso terá que aceitar que é improvável que ele seja competitivo imediatamente. No próximo ano, as equipes terão que usar os mesmos carros que em 2020, como resultado de uma mudança de regra introduzida por causa da crise do coronavírus, e a Renault foi um carro de segundo pelotão na corrida de abertura da temporada na Áustria no fim de semana passado.

Alonso espera que as novas regras técnicas introduzidas em 2022, na tentativa de aproximar definitivamente o grid, bem como um limite de orçamento para as equipes, permitam à Renault competir entre as melhores equipes.

Uma carreira estelar
Além de seus dois títulos mundiais, Alonso ganhou 32 GPs, o que o coloca em sexto lugar na lista de todos os tempos, e é considerado um dos melhores pilotos de corrida da história.

Ele também perdeu por pouco mais três campeonatos mundiais – em 2007 com a McLaren e em 2010 e 2012 com a Ferrari.

Mas ele não vence uma corrida desde o GP da Espanha de 2013, e seus últimos quatro anos na F1 com a McLaren foram uma batalha frustrante para uma equipe em declínio e, inicialmente, em negação a esse fato.

Desde então, a McLaren iniciou um renascimento – terminou em quarto no campeonato de construtores no ano passado, ultrapassando a Renault.

Desde que deixou a F1, Alonso se tornou duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, adicionando a vitória de 2019 à sua primeira vitória em 2018 e também competiu no Rally Dakar.

O espanhol estabeleceu o objetivo de conquistar a chamada tríplice coroa do automobilismo, pela qual ele precisa adicionar a Indy 500 ao GP de Mônaco e às vitórias em Le Mans que ele já alcançou.

Alonso fez sua estréia na Indy em 2017, guiando um carro da McLaren gerenciado pela Andretti Autosport.

Mas uma segunda tentativa no ano passado com uma equipe recém-criada da McLaren terminou em constrangimento, depois que ele não se classificou por causa do que a equipe admitiu ser uma série de falhas organizacionais.

Resta ver o que ele dirá sobre sua ambição na Indy além deste ano, já que a corrida mais famosa dos EUA geralmente entra em conflito com o GP de Mônaco.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.