F1 – Barbatanas de tubarão estão banidas para 2018
sexta-feira, 24 de novembro de 2017 às 17:23Os carros de Fórmula 1 já não apresentarão a barbatana na capa do motor na temporada de 2018, depois que uma decisão final foi tomada nesta semana. Uma mudança nos regulamentos para reter uma grande aleta de motor foi discutida na reunião do Grupo de Estratégia deste mês.
Mas, apesar do trabalho extensivo ter sido feito, e das equipes planejarem seus carros 2018 com isso em mente, a McLaren não conseguiu apoiar a proposta. Ela queria uma versão menor introduzida em vez disso, e, como um apoio unânime era necessário para uma mudança, as conversas buscaram uma solução de compromisso.
Mas com o tempo passando, uma decisão foi tomada na reunião de regulamentos técnicos desta semana, de removê-la completamente. “Isso vai complicar as coisas ligeiramente”, disse o diretor técnico da Force India, Andrew Green.
“Significa que temos que reconstruir parte dos carros que não foram desenvolvidas porque assumimos que a capa do motor iria ficar. Agora não é por isso que temos que reconstruir partes do carro de acordo. Não é uma grande coisa, mas ainda é algo que temos que fazer, não achamos que teríamos que fazer”, completou ele.
O diretor de corridas da McLaren, Eric Boullier, defendeu a posição de sua equipe, dizendo que seguiu os regulamentos conforme eles estavam escritos no momento. “Não entendo por que todos foram fazer outra coisa além dos regulamentos”, comentou ele.
“Foi votado meses atrás para irmos sem nenhuma barbatana de tubarão – uma espécie de mini aleta de tubarão. Esta é a regulamentação para o ano que vem. Algumas equipes acreditavam que isso mudaria de novo e queriam manter a aleta grande”, prosseguiu.
“Então foi discutido ter uma aleta estilo Mercedes e, no final, lembramos a todos o que foi votado há seis meses. As pessoas disseram: ‘Nós temos que mudar, nós trabalhamos no túnel de vento’. Não há problema, mas você conhece os regulamentos. Não há debate. Então é isso”, concluiu o dirigente da McLaren.
2018, aleta, andrew green, ano, carros, diretor, eric boullier, force india, mclaren, proposta, regulamentos, reunião, tubarão, votado
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.