F1 – Banimento dos difusores pode trazer problemas para motor Renault

domingo, 29 de maio de 2011 às 10:40

a_neweyProibir os difusores usados por boa parte das equipes é uma questão de confiabilidade para a Renault. Quem clama é Adrian Newey, projetista da Red Bull, cujo carro RB7 se beneficia do dispositivo graças ao seu mapeamento inteligente do motor Renault.

No sistema os gases expelidos pelo escapamento atuam em um difusor, aumentando a pressão aerodinâmica do carro quando o piloto tira o pé do acelerador, para frear e reduzir marchas antes de uma curva. Uma decisão final sobre a permissão ou proibição do dispositivo será tomada em breve pelo Grupo Técnico de Trabalho da FIA.

Chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, disse à BBC que ele “tem que acreditar” nas alegações da Renault para que o banimento do difusor seja adiado para a próxima etapa, no Canadá. Desde o GP anterior, na Espanha, a FIA já vem reclamando do sistema.

“Para eles (Renault) mudarem isso seria uma questão bastante grande, porque não está provado que o motor será confiável se o acelerador ficar fechado naquela situação”, disse Adrian Newey.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.