F1 – Banimento de difusor de escape deve prejudicar Red Bull

terça-feira, 7 de junho de 2011 às 15:43

redbull_exhaustA Red Bull, equipe dominante da temporada de 2011 do mundial de Formula 1, deve perder parte de seu desempenho caso os difusores de escapamento sejam banidos após o GP do Canadá, a ser disputado neste fim de semana.

Foi pedido pela própria Renault que a FIA adie o banimento do dispositivo para depois da corrida em Montreal, uma vez que a proibição imediata do sistema causaria sérios problemas ao V8 francês.

Adrian Newey, projetista da equipe austríaca, explicou em Monaco que o motor Renault fica “aberto em plena aceleração” no momento em que o piloto não pisa no acelerador, por causa da “válvula refrigeradora do escapamento”.

O V8 2.5 que equipa a Red Bull foi projetado especificamente para produzir o efeito em questão quando o piloto tira o pé do acelerador, enquanto os outros fabricantes sofrem para conseguir reproduzir a mesma reação.

“Perdemos muitos motores testando isso”, revelou Ross Brawn, chefe de equipe da Mercedes-Benz.

Segundo Jean Todt, presidente da FIA, o sistema usado pela Renault vai contra as intenções de economia de combustível da F1:

“Isto é um ponto inútil de consumo de combustível”, afirmou Todt.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.