F1 – Baku pode mudar a batalha do título de 2017
quarta-feira, 28 de junho de 2017 às 9:19A batalha do campeonato de Fórmula 1 de 2017 entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton tinha sido excepcionalmente cordial antes de Baku, mas sua colisão não foi o único motivo que mudou.
À medida que as equipes chegaram ao Azerbaijão, informações vazaram de uma nova diretiva técnica emitida pela FIA no que diz respeito a muito falada queima de óleo como combustível.
Em meio a suspeitas de que a FIA descobriu ou foi alertada para algo que uma equipe estava fazendo, o departamento técnico da F1 lembrou o paddock que consideraria qualquer tentativa de usar “componentes adicionais ou substâncias no óleo com o propósito de aumentar a combustão” uma violação das regras.
Tais movimentos da FIA nunca vieram sem uma boa razão, e havia rumores de que a Mercedes havia questionado áreas onde suspeitava que a Ferrari pudesse ter feito alguns truques inteligentes envolvendo seu tanque de óleo auxiliar.
Essa era a vingança para a Ferrari ter conseguido banir os sistemas de suspensão que a Mercedes e a Red Bull estavam planejando correr este ano na temporada?
A Mercedes manteve a boca fechada, e a Ferrari negou fortemente que estava fazendo algo ilegal ou precisasse mudar qualquer coisa à luz da última postura da FIA.
Com o problema da queima de óleo em segundo plano, e o choque de Hamilton/Vettel entrando em erupção tão publicamente, é claro que haverá um tom diferente para a batalha do campeonato da próxima corrida na Áustria.
Mas o chefe do automobilismo da Mercedes, Toto Wolff, insiste que o relacionamento com a Ferrari não se desintegrará completamente.
“Claro, temos um grande respeito pela Ferrari”, disse ele. “Para mim, a analogia é com o rugby. Durante a corrida, ela é nossa inimiga e ela não faz prisioneiros”.
Mas, à medida que as apostas aumentam, é difícil imaginar que as tensões não se intensificarão ainda mais, especialmente com o desempenho entre as duas equipes tão próximas.
Azerbaijão, baku, batalha, campeonato, combustível, diretiva, f1, ferrari, fia, lewis hamilton, mercedes, queima de oleo, red bull, Sebastian Vettel, sistemas, suspensão, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.