F1 – Baixa degradação térmica dos pneus em condições de corrida no Bahrain

sexta-feira, 17 de abril de 2015 às 18:00

Paul Hembery

Os treinos livres desta sexta-feira se destacaram pela grande diferença entre o primeiro e o segundo. A sessão de abertura, TL1, começou às 14h (horário local) e ocorreu sob uma temperatura ambiente de 35ºC e temperatura da pista acima dos 50ºC. Já o segundo treino livre, TL2, começou às 18h e ocorreu com o céu já escuro, temperatura ambiente abaixo de 30ºC e a da pista na faixa de 32ºC.

Tanto o treino classificatório quanto a corrida serão disputados a partir das 18h, o que significa que o TL2 foi realizado em condições bem mais semelhantes às que serão vistas no sábado e no domingo. Nesta sessão, o P Zero Branco médio e o P Zero Amarelo macio, escolhidos para esta etapa, apresentaram exatamente a degradação térmica esperada, mesmo considerando que este asfalto é o mais abrasivo de toda a temporada e que as temperaturas estivessem acima dos 29ºC.

No Bahrain, é normal um aumento da degradação dos pneus conforme se alteram as condições de pista, e à medida que o vento sopra areia sobre o asfalto. Hoje, a diferença de performance entre os compostos esteve na casa dos 2s, o que permite uma série de estratégias para a corrida. No entanto, essa diferença poderá baixar ainda, conforme a pista for se emborrachando cada vez mais, principalmente, a cada evento suporte disputado ao longo do fim de semana.

O que realmente pode mudar tudo nesta corrida é a possibilidade de uma tempestade, que foi assinalada pelos serviços meteorológicos para amanhã. Se ela realmente ocorrer, acabará com a aderência do asfalto, como aconteceu, no fim de 2010, durante os testes de inverno daquele ano, no Bahrain. As ações de pista naquela época tiveram de ser suspensas, até que a tempestade se dispersasse.

Os pilotos da Mercedes conquistaram o primeiro e o segundo lugares no TL2, com Nico Rosberg à frente de Lewis Hamilton, mas os pilotos da Ferrari dominaram o TL1, com Kimi Raikkonen sendo melhor do que Sebastian Vettel. As análises iniciais de simulações de corrida sugerem uma disputa muito próxima entre as duas equipes.

Paul Hembery: “O padrão de degradação dos pneus de hoje foi exatamente aquele que esperávamos, principalmente no segundo treino livre, que foi a sessão mais significativa do dia. Pela perspectiva dos pneus, o primeiro treino livre não nos trouxe muitas informações significativas, até porque a temperatura estava 20ºC maior. E enquanto o padrão na coleta de dados é ligeiramente diferente das outras corridas – por causa dessa diferença de temperaturas entre os dois treinos –, percebemos que o pneu macio será a peça-chave desta prova. Afinal, ele tem sido 2s mais rápido do que o composto médio. No entanto, temos ouvido muita gente no pitlane falando sobre uma possível tempestade nos treinos de amanhã, o que, certamente, não é bom para ninguém – principalmente em relação aos pneus. Mas vamos ver o que o classificatório nos reserva amanhã”.

EB - www.autoracing.com.br

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