F1 – Bahrain: Pirelli se prepara para a “febre noturna”

segunda-feira, 23 de novembro de 2020 às 18:07

GP do Bahrain – 2019

Os pneus serão de suma importância nas duas corridas no Bahrain nos dois próximos finais de semana seguidos. Saiba porquê!

O Circuito Internacional do Bahrain será palco de dois desafios distintos em finais de semana consecutivos, mas usando a mesma gama de pneus: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio.

A nomeação deste ano é um passo mais macia do que a do ano passado, onde a grande maioria dos pilotos fez dois pit stops durante o GP do Bahrain. Isso ocorreu porque os pilotos focaram apenas nos dois compostos mais macios indicados em 2019, sentindo que o C1 era muito duro. Como resultado, a indicação dos mais macios para este ano deve trazer todos os três compostos para o jogo.

O primeiro fim de semana será o do GP do Bahrain, realizado no habitual layout do Circuito Internacional do Bahrain durante o final da tarde e à noite. No fim de semana seguinte acontece o GP de Sakhir, realizado à noite em um circuito externo e único na F1o com apenas 11 curvas, onde o tempo de volta é esperado para menos de um minuto. Com 87 voltas, esta também será a contagem mais alta do ano.

Os pneus, portanto, têm de enfrentar dois desafios diferentes: um dos asfaltos mais abrasivos vistos em toda a temporada e as velocidades médias mais altas do ano (no GP de Sakhir). Os pneus do meio da gama foram selecionados para lidar com esta variedade de demandas.

Na primeira corrida, o GP do Bahrain, as equipes terão dois sets de pneus C3 2021 para cada carro testar na sexta-feira, além da alocação usual para o fim de semana (dois conjuntos de duros, três conjuntos de médios, e oito de macios). Haverá uma oportunidade semelhante no TL2 no Grande Prêmio de Abu Dhabi, com um jogo de pneus C4 para cada piloto.

Pista tradicional do Bahrain

Circuito misto do Bahrain

Esta é a primeira vez que o GP Bahrain é disputado tão tarde na temporada, mas as temperaturas no início e no final do ano são bastante semelhantes, então os dados das corridas anteriores ainda devem ser relevantes. Um risco presente durante todo o ano é a areia que vem do deserto que circunda o circuito, o que pode sujar a superfície e reduzir a aderência.

Sakhir é um circuito de severidade média com foco na tração e frenagem ao invés de cargas laterais, e o circuito externo de 3,543 quilômetros – que estará entre os mais rápidos da Fórmula 1, com uma velocidade média prevista de cerca de 230 km/h – deve ser um pouco menos exigente com os pneus do que o circuito padrão. Os pilotos irão trabalhar duro, pois a volta curta significará muito tráfego, o que pode tornar o classificatório e as ultrapassagens complicadas.

Haverá uma abordagem bastante diferente para os treinos livres em cada corrida. Para o GP do Bahrain, duas das três sessões livres são realizadas no calor do dia, então não são especialmente relevantes para a classificação e a corrida. O mesmo acontece para o GP de Sakhir, mas como esta não é apenas uma nova pista, mas um estilo totalmente novo de circuito, as equipes precisarão coletar o máximo de dados de pneus e carros que puderem, maximizando cada sessão.

Circuito externo do Bahrain

Anel externo do Bahrain

Calibragem mínima e e cambagem máxima especificadas

O que esperar da F2
A temporada da Fórmula 2 terminará com rodadas consecutivas apoiando as duas corridas da F1 no Bahrein. Os pneus P Zero Branco duros foram escolhidos para ambos os eventos, juntamente com o P Zero Amarelo médio para a primeira prova e o P Zero Vermelho macio para o fim de semana seguinte. Isso dá às equipes e pilotos outra variável para se adaptar entre os eventos, além da mudança de layout da pista. O grid da F2 testou no Bahrein em março, quando usaram os novos pneus de 18 polegadas introduzidos em 2020 pela primeira vez. Depois da segunda corrida, Sakhir sediará uma nova sessão de testes da F2.

Mario Isola: “Podemos experimentar algo bem diferente durante os dois finais de semana no Bahrein. Talvez o desafio mais interessante seja o Grande Prêmio de Sakhir, já que não é como nenhum outro circuito em que já corremos: embora use aproximadamente metade da pista padrão do Grande Prêmio do Bahrein. Embora já existam alguns dados de simulação, precisamos esperar pelos dados reais dos treinos livres para entender o efeito exato no desgaste, degradação e, portanto, estratégia. Além disso, trazemos pneus um pouco mais macios do que no ano passado, o que abre mais oportunidades em termos de estratégia. Durante o primeiro fim de semana, os pilotos rodarão com os novos pneus 2021 na sexta-feira com o composto C3, experimentando um gostinho da borracha que usarão no próximo ano. A Fórmula 2 também está de volta para a última rodada ao lado da F1, em duas corridas com diferentes escolhas de pneus que irão decidir o título”.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.