F1 – Bahrain continua enfrentando problemas políticos

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 às 11:28

bahrain.20103Mais tensão civil no Bahrain vai intensificar a especulação de que o retorno do país ao calendário da Fórmula 1 neste ano poderá ser cancelado. O teste da pré-temporada do ano passado e também o GP no mesmo circuito de Sakhir foram cancelados devido a uma revolta política, na qual o governo usou força excessiva contra seu povo.

“Recebemos a garantia de que não é isso que está acontecendo”, declarou Bernie Ecclestone, chefe executivo da Fórmula 1, ao jornal Guardian no mês passado.

“O que o relato disse? Sim, houve casos, mas… eu queria ir para lá. Ficaria feliz em ir. Gostaria de entrar na prisão ou no hospital e perguntar o que realmente aconteceu. Espero que possamos ir para o Bahrain (em 2012) e não haja problemas – que a corrida aconteça, o público fique feliz e não haja dramas. É o que espero”, acrescentou Ecclestone.

Essas esperanças agora podem ter sofrido um golpe, em meio a relatos de que uma mulher barenita teria sido morta depois de inalar gás lacrimogêneo durante uma demonstração “pacífica” nesta semana perto da capital Manama.

É a terceira fatalidade desde o final de novembro do ano passado, com um adolescente morrendo após ser atingido na cabeça por um tubo de gãs lacrimogêneo no final de dezembro e outro sendo atropelado por um veículo da polícia um mês antes.

Ecclestone foi questionado no mês passado se consideraria o cancelamento da corrida de 2012 se houvesse provas reais de que os problemas no Bahrain continuam. “Teríamos de pensar seriamente no assunto. Mas estivemos na Argentina quando havia grandes dramas. Também ocorreram dramas no Brasil. Creio que você pode olhar para qualquer lugar agora e nem tudo está bem”.

Ecclestone declarou à Al Jazeera em dezembro: “Obviamente, há um problema, e tenho quase certeza de que eles eventualmente irão resolvê-lo”. O GP do Bahrain está marcado para ser a quarta de 20 corridas em 2012.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.