F1 – Bahrain 2010: Alonso comanda dobradinha da Ferrari

domingo, 22 de abril de 2012 às 10:11

F110-Alonso-350Fernando Alonso estreou com vitória na Ferrari ao garantir o primeiro lugar no GP de abertura da temporada 2010, no Bahrain, neste domingo. Felipe Massa completou a dobradinha da equipe italiana em segundo, e Lewis Hamilton, da McLaren, fechou o pódio em terceiro.

A princípio, parecia que o domínio seria do pole position Sebastian Vettel, da Red Bull. Ele controlou a prova durante mais de 30 voltas, mas enfrentou problemas mecânicos em seu carro e não teve como segurar as Ferraris e a McLaren de Hamilton.

Vettel largou bem e manteve a ponta, enquanto Massa e Alonso chegaram juntos à primeira curva. O espanhol contornou por fora, se posicionou melhor para a curva 2 e deixou o brasileiro para trás. A Red Bull passou 2s à frente da Ferrari na primeira volta, mas a diferença se estabilizou a partir daí.

Karun Chandhok (Hispania) bateu na segunda volta. Nico Hulkenberg (Williams) perdeu o controle e rodou na volta seguinte, fazendo seu pit-stop logo depois para trocar seus pneus macios pelos duros. Quase ao mesmo tempo, Lucas di Grassi abandonou seu primeiro GP com problemas hidráulicos no carro da Virgin.

Após uma boa largada, Nico Rosberg (Mercedes) ganhou a quarta posição de Hamilton, mas teve de suportar a pressão da McLaren. Um pouco mais atrás, seu companheiro Michael Schumacher, que também ganhou uma colocação na largada, começou a sofrer pressão de Webber.

Os pit-stops começaram na 12ª volta, com Bruno Senna (Hispania) sendo o primeiro a parar. A equipe se atrapalhou e perdeu muito tempo, mas o brasileiro conseguiu voltar à pista e seguir na corrida. Os pilotos da Renault, Robert Kubica e Vitaly Petrov, Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e Pedro de la Rosa (Sauber) foram os próximos a visitar os pits.

Hamilton e Schumacher foram os primeiros pilotos de ponta a parar, na 16ª passagem. Alonso, Rosberg, Button e Webber entraram na 17ª, Vettel e Massa na 18ª. A alteração mais significativa viu Hamilton ganhar a posição de Rosberg. Logo em seguida, o campeão mundial de 2008 ultrapassou Rubens Barrichello (Williams), que ainda não havia parado, para ganhar o quinto lugar.

A estreia de Bruno Senna e da Hispania chegou ao fim na volta 19, quando ele abandonou com fumaça saindo da parte traseira de seu carro. Barrichello fez seu pit-stop na 20ª passagem e voltou à corrida na 11ª posição.

A partir da volta 30, Alonso passou a andar cada vez mais rápido e se aproximou do líder Vettel. O alemão perdeu potência em seu motor devido a um provável problema no escapamento, e no final da 34ª volta, o espanhol fez uma ultrapassagem tranquila e assumiu a liderança. Logo na sequência, na abertura da 35ª passagem, Massa também superou Vettel, colocando os dois carros da Ferrari na frente. Hamilton fez o mesmo três voltas depois, tirando a Red Bull do pódio.

Alonso seguiu sem problemas até o final para receber sua primeira bandeirada pela Ferrari. Apesar de ter perdido um pouco de rendimento nas últimas voltas, Massa garantiu a dobradinha da equipe italiana. Hamilton completou o pódio, e Vettel se manteve à frente de Rosberg para assegurar a quarta colocação. Schumacher (Mercedes) foi o sexto, seguido pelo atual campeão Jenson Button (McLaren). Mark Webber (Red Bull), Vitantonio Liuzzi (Force India) e Rubens Barrichello fecharam os dez primeiros.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Alonso        Ferrari            1h39:20.396
2.    Massa        Ferrari            a 16.099
3.    Hamilton    McLaren-Mercedes    a 23.182
4.    Vettel        Red Bull-Renault    a 38.713
5.    Rosberg    Mercedes        a 40.263
6.    Schumacher    Mercedes        a 44.180
7.    Button        McLaren-Mercedes    a 45.260
8.    Webber        Red Bull-Renault    a 46.308
9.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 53.089
10.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 1:02.400
11.    Kubica        Renault            a 1:09.093
12.    Sutil        Force India-Mercedes    a 1:22.958
13.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 1:32.656
14.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1 volta
15.    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 1 volta
16.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 3 voltas
17.    Trulli        Lotus-Cosworth        a 3 voltas

Abandonos:

De la Rosa – Sauber-Ferrari, 30 voltas
Senna – HRT-Cosworth, 18 voltas
Glock – Virgin-Cosworth, 17 voltas
Petrov – Renault, 14 voltas
Kobayashi – Sauber-Ferrari, 12 voltas
Di Grassi – Virgin-Cosworth, 3 voltas
Chandhok – HRT-Cosworth, 2 voltas

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.