F1 – Avançam estudos sobre problema para ultrapassagem

domingo, 1 de abril de 2018 às 9:37

Ross Brawn

O diretor de automobilismo da Fórmula 1, Ross Brawn, disse que os planos já estão em estágio avançado para ajudar a resolver o problema de ultrapassagem do esporte.

Não pela primeira vez desde que os regulamentos aerodinâmicos foram trazidos em 2017, houve uma clara falta de oportunidades de ultrapassagem na corrida de abertura na Austrália.

Uma terceira zona de DRS teve pouco efeito, pois os carros essencialmente começam a se repelir quando ficam dentro de uma determinada janela, impossibilitando a ultrapassagem.

Essa frustração está programada para continuar por muito tempo na temporada, mas Brawn assegurou aos fãs que a questão está sendo analisada por uma equipe de especialistas, que inclui os conceituados projetistas de automóveis Pat Symonds e Jason Somerville.

“Uma das coisas que começamos e estamos fazendo há seis ou nove meses é um programa para entender como podemos habilitar esses carros a competir uns com os outros de forma mais eficaz”, disse Brawn em entrevista ao site SiriusXM.

“Precisamos manter o desempenho aerodinâmico em um nível alto, mas precisamos fazer isso de uma maneira mais benigna e mais amigável para os carros ao redor”, prosseguiu o dirigente da F1.

“Há quase um campo de força que existe no momento, uma bolha em volta de cada carro. E o carro que o ataca não consegue chegar perto, porque assim que fica a 1s5-2s0 do carro da frente, ele perde muito desempenho. Não pode chegar perto. Então, começamos o programa e estou muito animado com o que estou vendo”, comentou.

Ele acrescentou: “A asa dianteira é, com certeza, uma área que é sensível em ambos os aspectos, em termos da perturbação que cria, e então a sensibilidade à perturbação do carro na frente”.

“Não é a única área. Há todos os ítens que você vê atrás das rodas dianteiras que são igualmente sensíveis. E há áreas do piso traseiro e da aerodinâmica traseira que são sensíveis”, concluiu Brawn.

EB - www.autoracing.com.br

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