F1 – Áustria 2017: Bottas suporta pressão final de Vettel e vence

domingo, 1 de julho de 2018 às 7:00
Valtteri Bottas

Valtteri Bottas

Valtteri Bottas venceu neste domingo a nona etapa da Fórmula 1 2017, no Red Bull Ring. Foi a segunda vitória na carreira do piloto da Mercedes, que nas três voltas finais segurou a pressão da Ferrari de Sebastian Vettel.

O finlandês saiu na pole e liderou com folga desde a largada, seguido por Vettel. Ele chegou a abrir 8s de vantagem para o alemão, mas tal diferença caiu drasticamente após o pit stop de ambos: a Ferrari parou na 34ª volta e a Mercedes na 41ª. Na ocasião, ambos estavam separados por 3s. Bottas administrou e os dois andaram colados nas voltas finais.

O pódio foi completado por Daniel Ricciardo. O piloto da Red Bull se consolidou nesta posição após duelar com a Ferrari de Kimi Raikkonen na primeira volta. Fez sua única parada nos boxes na 33ª volta.

Lewis Hamilton tentou no final, andou lado a lado, mas não conseguiu sair do quarto lugar, resultado que o deixa 20 pontos atrás do líder do campeonato, Vettel. O piloto da Mercedes saiu de oitavo no grid para sexto na primeira volta, mas voltou a perder posição para Sergio Perez (Force India).

Hamilton passou por Perez na sexta e por Romain Grosjean (Haas) na oitava volta. Depois foi à caça de Raikkonen. Apesar de estar com pneus supermacios, contra ultramacios dos demais líderes, o inglês antecipou sua parada para a 31ª volta.

Raikkonen parou apenas na 44ª volta, e chegou a assumir a liderança após o pit stop de Bottas, que o ultrapassou na pista pouco antes. A Ferrari voltou em quinto lugar e ali ficou até o final.

Grosjean foi sexto, Perez sétimo e Esteban Ocon oitavo. O piloto da Force India foi ameaçado nas voltas finais por Felipe Massa. O piloto da Williams vinha em nono desde o começo da prova, com pneus macios, e fez sua parada na 47ª volta para colocar os compostos ultramacios.

Lance Stroll (Williams) completou a zona de pontuação. Max Verstappen (Red Bull) e Fernando Alonso (McLaren) foram tirados da corrida na primeira curva por Daniil Kvyat (Toro Rosso), que foi punido com drive-through.

Kevin Magnussen (Haas) e Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) abandonaram com problemas mecânicos, respectivamente na 30ª e na 45ª volta. A próxima etapa da F1 acontece no domingo que vem, em Silverstone.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Dif.
1 Valtteri Bottas Mercedes 1h21m48.527s
2 Sebastian Vettel Ferrari 0.658s
3 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 6.012s
4 Lewis Hamilton Mercedes 7.430s
5 Kimi Raikkonen Ferrari 20.370s
6 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1m06.281s
7 Sergio Perez Force India/Mercedes 1 volta
8 Esteban Ocon Force India/Mercedes 1 volta
9 Felipe Massa Williams/Mercedes 1 volta
10 Lance Stroll Williams/Mercedes 1 volta
11 Jolyon Palmer Renault 1 volta
12 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda 1 volta
13 Nico Hulkenberg Renault 1 volta
14 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 1 volta
15 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 2 voltas
16 Daniil Kvyat Toro Rosso/Renault 3 voltas
Carlos Sainz Toro Rosso/Renault
Kevin Magnussen Haas/Ferrari
Fernando Alonso McLaren/Honda
Max Verstappen Red Bull/Renault

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.