F1 – Austrália 2012: Button tem vitória dominante

domingo, 17 de março de 2013 às 0:05

f112-australiapodio
A temporada 2012 da F1 começou com uma performance dominante da McLaren e especialmente de Jenson Button. O piloto inglês venceu o GP da Austrália de forma incontestável, praticamente de ponta a ponta.

Foi a terceira vitória em quatro anos de Button no circuito de Melbourne. Ele perdeu a liderança momentaneamente apenas durante suas duas paradas nos boxes, por duas voltas no total. De quebra, mostrou que a McLaren é o carro a ser batido neste começo de temporada.

A dobradinha da equipe inglesa foi estragada pelo atual bicampeão. Sebastian Vettel (Red Bull) saiu na frente de Lewis Hamilton após seu último pit stop e terminou em segundo, escoltado pelo inglês que havia largado na pole position.

Mark Webber (Red Bull) ficou na quarta posição. Fernando Alonso (Ferrari) foi quinto e Kamui Kobayashi (Sauber) sexto. Kimi Raikkonen (Lotus) reestreou na categoria com um sétimo lugar. Sergio Perez (Sauber), Daniel Ricciardo (Toro Rosso) e Paul di Resta (Force India) completaram a zona de pontuação.

Os brasileiros tiveram uma corrida problemática e não chegaram ao final. Felipe Massa (Ferrari) e Bruno Senna (Williams) inclusive bateram entre si na 47ª das 58 voltas, e ambos acabaram abandonando em decorrência dos danos.

Button tomou a liderança de Hamilton na largada. Michael Schumacher (Mercedes) se posicionou em terceiro, seguido por Nico Rosberg (Mercedes), Vettel, Romain Grosjean (Lotus), Pastor Maldonado (Williams), Alonso e Massa em décimo. Senna rodou após toque com Ricciardo, tendo que parar nos boxes para reparos. Nico Hulkenberg (Force India) abandonou devido a incidente com Webber.

Na segunda volta Vettel passou para quarto, enquanto Grosjean abandonava após confusão com Maldonado. O venezuelano se deu mal algum tempo depois com uma escapada, voltando atrás de Massa, a quem superou na nona volta. Schumacher teve problemas de câmbio e abandonou na 11ª passagem.

Os pit stops começaram em seguida, com Massa sendo o primeiro a entrar, seguido por Rosberg (12ª volta), Alonso (13ª), Webber (14ª), Button, Vettel e Maldonado (16ª), Hamilton (17ª) e Raikkonen (19ª). Perez parou apenas na 24ª e chegou a andar em segundo, mas foi sendo superado na pista e já era sexto quando entrou nos boxes.

Massa adotou uma tática diferente, de três pit stops. Antes de parar pela segunda vez, na 28ª volta, ele foi ultrapassado por Raikkonen e Kobayashi. Rosberg parou pela última vez na 31ª, seguido por Alonso (34ª), Button e Hamilton (36ª).

O Safety Car foi acionado na 37ª volta, para retirar a Caterham de Vitaly Petrov da pista. Os demais pilotos aproveitaram para parar pela última vez, incluindo Massa e Vettel, que voltou em segundo. A corrida ficou paralisada por cinco voltas.

As brigas prosseguiram até o final. Massa era o 13º quando se chocou com Bruno Senna, e na frente Button ia abrindo vantagem enquanto Hamilton se via expremido pelas Red Bulls. Alonso foi pressionado até o final por Maldonado, mas o venezuelano perdeu o controle e bateu forte sua Williams no muro na última volta.

Tal incidente gerou confusão e várias posições que pareciam consolidadas se alteraram. Rosberg, que vinha em oitavo, teve um pneu furado e perdeu terreno, assim como Perez, que tinha um sétimo lugar na mão. Bom para Kobayashi e Raikkonen, que duelaram entre si durante boa parte da prova.

A segunda etapa da F1 acontece no próximo domingo, dia 25 de março, em Sepang (Malásia).

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/Dif.
1.  Jenson Button McLaren 1:34:09.565
2.  Sebastian Vettel Red Bull +2.000
3.  Lewis Hamilton McLaren +4.000
4.  Mark Webber Red Bull +4.000
5.  Fernando Alonso Ferrari +21.000
6.  Kamui Kobayashi Sauber +36.000
7.  Kimi Räikkönen Lotus +38.000
8.  Sergio Perez Sauber +39.000
9.  Daniel Ricciardo Toro Rosso +39.000
10.  Paul di Resta Force India +39.000
11.  Jean-Eric Vergne Toro Rosso +39.000
12.  Nico Rosberg Mercedes +57.000
13.  Pastor Maldonado Williams +1 volta
14.  Timo Glock Marussia +1 volta
15.  Charles Pic Marussia +5 voltas
16.  Bruno Senna Williams +6 voltas
Abandonos
17.  Felipe Massa Ferrari +12 voltas
18.  Heikki Kovalainen Caterham +20 voltas
19.  Vitaly Petrov Caterham +24 voltas
20.  Michael Schumacher Mercedes +48 voltas
21.  Romain Grosjean Lotus +57 voltas
22.  Nico Hülkenberg Force India +58 voltas

Volta mais rápida: Button, 1min29s187

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.