F1 – Ausência em 2014 não é boa para a Índia, diz Stewart

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 às 10:24

GP da Índia de 2012

Ficar fora do calendário da Fórmula 1 no próximo ano “não é uma boa mensagem” dos organizadores do GP da Índia. Esse é o aviso do tricampeão mundial Jackie Stewart, após a notícia de que a Índia não vai sediar uma corrida no próximo ano antes de retornar à categoria em 2015.

Em meio aos problemas alfandegários e à pressão sobre Bernie Ecclestone, chefe executivo da Fórmula 1, para que o calendário seja limitado a 20 etapas no próximo ano, os organizadores insistem que a ausência em 2014 é simplesmente “uma questão de programação”.

“Ajustes desse tipo ocorrem o tempo todo”, declarou um porta-voz da Jaypee, organizadora do evento. Ele explicou que Ecclestone ofereceu à Índia uma data em março no calendário de 2014, mas com a prova deste ano acontecendo em outubro, as duas ficariam juntas demais. “Recebemos a opção de realizar a corrida em março nos anos subsequentes”, disse o porta-voz.

Porém, Stewart acha que o problema real pode ser a alfândega. ” A Fórmula 1 vem conseguindo lidar com isso em todos os países onde corre – Hungria, Coreia, Cingapura, Malásia ou China”, afirmou ele ao India-Asia News Service.

E Stewart disse que a situação, culminando com a saída da Índia do calendário de 2014, pode tirar a Fórmula 1 do país. “Certamente, não é uma boa mensagem que o GP da Índia está enviando ao mundo do automobilismo, e não é positiva para a imagem da Índia quando se levanta questões sobre isso”.

Além disso, o número de espectadores caiu de 95 mil na corrida inaugural em 2011 para apenas 60 mil no ano passado. E após a prova de outubro, 16 meses irão se passar antes de a Índia sediar o próximo GP. “A corrida deste ano é crucial”, concordou Stewart. “E se a de 2015 tiver a promoção correta, não há razão para não voltar a atrair um grande público”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.