F1 – Aston Martin reclama das novas regras, enquanto rivais desdenham

sexta-feira, 16 de abril de 2021 às 13:57

Otmar Szafnauer

Há uma espécie de tensão se formando no paddock em Imola, com a Aston Martin em particular, falando muito sobre os novos regulamentos aerodinâmicos da temporada de 2021.

Para 2021 as equipes foram forçadas a redesenhar a área traseira de seus assoalhos, bem como o difusor e os dutos de freio para cortar 10% do downforce dos carros para o que a FIA disse ser medidas de segurança relacionadas aos pneus Pirelli serem capazes de lidar melhor com as violentas cargas sobre eles.

Mas essas regras parecem ter tido um impacto negativo na Mercedes e mais ainda na Aston Martin, as únicas duas equipes usando um conceito de baixo rake, o que significa que o carro é praticamente plano, enquanto as outras equipes usam a parte traseira bem mais alta que a dianteira.

E ao falar com a Sky F1 em Imola, o chefe da equipe da Aston Martin, Otmar Szafnauer, pediu discussões com a FIA sobre suas intenções com essas novas regras e se eles tiveram influência de outros para mudá-las.

“É difícil saber a intenção, essa é uma questão para a FIA”, afirmou.

“Uma mudança de regulamento que foi feita por razões de segurança, esse tipo de governança cabe exclusivamente à FIA.”

“Acho que a coisa certa a fazer é discutir com a FIA e descobrir exatamente o que aconteceu e por quê, e então ver se havia algo que poderia ser feito para tornar as coisas mais justas.”

“Nós, como equipe, temos que trabalhar duro para tentar recuperar tudo o que pudermos, mas ao mesmo tempo devemos ter discussões com a FIA para ver se algo pode ser feito para tornar isso um pouco mais justo”.

AlphaTauri e Ferrari já expressaram sua oposição às preocupações da Aston Martin.

O chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost, praticamente mandou a Aston Martin “ir chorar na cama” dizendo que ela não poderia pedir que as regras fossem alteradas simplesmente porque “seus engenheiros não as entenderam”.

“Essa mudança de regulamento foi acordada por todos no ano passado, todas as equipes sabiam disso”, disse Tost.

“Não tenho certeza de que a mudança no regulamento seja a razão de quaisquer problemas que eles tenham.”

“Isso é muita falação. Você não pode alterar o regulamento como deseja porque seus engenheiros não as entenderam. ”

Na verdade, a Aston Martin, a Mercedes e outra equipe foram contra as novas regras da aero, mas foram voto vencido pelas outras sete equipes.

O diretor da Ferrari, Mattia Binotto, destacou como o desenvolvimento foi congelado em 2020 após o cancelamento do GP da Austrália quando a pandemia global se instalou.

Essa decisão deixou a Ferrari com um SF1000 ruim que eles não poderiam melhorar, e assim os regulamentos são apenas “parte do jogo”.

“Basta considerar a Ferrari, no ano passado congelamos o carro depois da Austrália e sabíamos que estávamos tendo um desempenho muito ruim, portanto, sem oportunidade para nós pelo resto da temporada”, disse ele.

“Então eu acho que isso faz parte do jogo. Os regulamentos são o mesmo desafio para todos e eu não acho que você pode dizer claramente que um conceito é melhor ou pior.”

“Acho que é apenas uma questão de desafiarmos o nosso desenho e garantir que estamos tendo o melhor desempenho, sejam quais forem as regras.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.