F1 – Asas traseiras flexionando? (vídeo)

segunda-feira, 10 de agosto de 2020 às 17:00

Asa traseira Red Bull

Durante o segundo GP no circuito de Silverstone disputado ontem, a traseira do Mercedes W11 aparecia com frequência. A direção queria mostrar o desgaste dos pneus de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, mas o jornalista Franco Nugnes e o artista Giorgio Piola, do Motorsport notaram outra coisa.

A FIA tem lutado com as equipes por mais de uma década e meia sobre flexionar as asas. Cada vez que a FIA parece ter encontrado um teste para evitar isso, vemos as asas flexionando em alta velocidade novamente depois de um tempo. Esta é uma maneira muito eficiente de ganhar velocidade máxima sem perder downforce nas curvas.

Mercedes certamente não é a única
Os caras da referida mídia notaram no último fim de semana no Mercedes que a asa traseira parecia ‘dar uma estolada’ (perderndo um pouco de seu efeito e portanto diminuindo o arrasto) acima de uma certa velocidade com um movimento bastante abrupto para dentro da curva seguindo o movimento de rolamento do carro. Na Ferrari e na Red Bull Racing, um sistema semelhante estaria presente, o que faz com que a asa traseira flexione até três centímetros no RB16.

Se esses carros passaram nos testes para flacidez da asa traseira, portanto estão legais. No entanto, isso é algo que a FIA vai querer eliminar rapidamente por motivos de segurança e por isso existe alguma expectativa que eles cheguem esta semana com uma nova diretiva no regulamento.

Veja a asa traseira de Max Verstappen flexionando durante sua batalha contra Bottas na Áustria algumas semanas atrás:
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.