F1 – As penalidades de motor serão revistas

quinta-feira, 2 de julho de 2015 às 17:28

Largada F1

O controverso mecanismo de punição por troca de motores está definido para ser revisto após a reunião do Grupo de Estratégia desta semana.

As penalidades por ultrapassar o número permitido motores por piloto deste ano foram declaradas muito duras por algumas equipes, especialmente quando um piloto é penalizado com mais posições do que é possível num grid de 20 carros.

No momento, quando um piloto não pode cumprir a punição completa das posições, ele deve enfrentar mais uma penalidade de tempo na corrida, ou mesmo um stop/go, como Jenson Button teve que fazer nas primeiras voltas do GP da Áustria.

Mas o site Autosport acha que o Grupo de Estratégia quer a pena mais dura até os carros ficarem na parte de trás do grid, não além disso.

Esta proposta será votada pela Comissão de F1 (provavelmente por fax), antes de ser enviada para o próximo Conselho Mundial da da FIA (WMSC), na Cidade do México para ratificação.

Além disso, será discutida no WMSC uma proposta para reduzir ainda mais a quantidade de orientação por rádio que as equipes poderão dar aos pilotos.

Restrições foram postas em prática no ano passado sobre quanto de informação as equipes poderiam dar a seus pilotos a partir do pitwall, mas os planos para limitar o tráfego de rádio foram por água abaixo na véspera da temporada de 2015.

O Grupo de Estratégia também manteve a posição contrária ao reabastecimento em corrida, um assunto que foi trazido de volta à tona pela liberação de resultados de pesquisas de fãs de F1 nesta semana.

Os esforços para tornar a atual geração de motores de F1 mais barulhentos vão continuar, com a potencial mudança de regras sendo discutida que poderiam envolver mudanças na válvula de alívio (wastegate) das unidades de potência V6 turbo.

Sobre o assunto de discussões para aumentar a velocidade dos carros de F1 por pelo menos seis segundos para 2017, a FIA pretende solicitar às equipes a apresentarem as suas ideias e conceitos de como isso pode ser alcançado.

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.