F1 – As novas armas da Ferrari, Mercedes e Red Bull para a estreia na Áustria

segunda-feira, 15 de junho de 2020 às 13:36

Ferrari SF1000

Vermelhos esperançosos
O SF1000 mostrou progresso em comparação com o carro da Ferrari apresentado para o GP da Austrália, mas na Áustria não haverá todas as mudanças, especialmente as aerodinâmicas, por isso é previsível que os Vermelhos ainda sejam a terceira força, mas mais próximo da Mercedes.

Um crescimento de dois ou três décimos de segundo por volta. Os planos da Ferrari para a estréia no GP da Áustria, que abrirá a temporada de Fórmula 1 a partir de 3 de julho, estão tomando forma após o longo fechamento que manteve o Departamento de Corrida fechado até 21 de maio pela pandemia do COVID-19., apesar dos engenheiros de todas as equipes terem trabalhado de casa desenvolvendo a aperfeiçoando novas soluções e projetos.

Se o SF1000 ficou a cerca de meio segundo atrás Mercedes nos testes de pré-temporada em Barcelona, mas ​​a equipe de Maranello espera ter diminuído a diferença do W11 de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, apesar de que é impossível saber quanto os Prateados e os Touros também melhoraram seus carros durante a pandemia.

Em Maranello, portanto, eles parecem ocupar o terceiro lugar no ranking, mantendo-se também atrás do temível Red Bull RB16. A equipe de Milton Keynes joga em casa e venceu nos últimos dois anos em Spielberg, por isso é legítimo pensar que Max Verstappen pode ser o verdadeiro desafiante da Mercedes.

Também porque a sensação é de que não veremos todo o SF1000 EVO esperado na corrida de abertura. Dados positivos são provenientes da transmissão e do motor. As simulações do carro na bancada atestam que o fortalecimento da caixa de carbono, que havia mostrado torções nos testes de inverno, teve um efeito benéfico.

O aumento no peso foi amplamente compensado pela maior rigidez do eixo traseiro, que deveria oferecer uma Ferrari menos propensa ao sobre esterço (traseira soltando) e, portanto, mais fácil de ser usado pelos pilotos e com menos estresse nos pneus.

No nível da unidade de potência, houve a resolução 065/2 (a versão inicial 065/1, portanto, nunca será executada) que passou nos testes de confiabilidade, após ter mostrado problemas inciais.

Essa será a especificação do motor que será homologada para o ano de 2020 e os Vermelhos devem se beneficiar de 15 hp a mais do que o motor que não havia impressionado na Espanha, após a feroz controvérsia sobre os motores do ano passado. Rumores de supostas irregularidades alimentares nunca demonstrados pela FIA.

No departamento de corridas, há consciência do trabalho realizado e dos limites: nem todas as inovações previstas para o SF1000 chegarão a tempo na primeira corrida austríaca. É possível que as mudanças aerodinâmicas na frente sejam vistas mais tarde, porque o tempo disponível para produzir as novas peças de carbono não foi suficiente desde a reabertura até o momento, considerando que os rigorosos protocolos de segurança certamente não facilitam a colaboração com fornecedores.

Qual é a esperança? Uma Ferrari talvez capaz de ficar mais perto de Prateados e Touros? Na Áustria, você competirá no calor do verão em um circuito localizado a 700 metros acima do nível do mar (como Interlagos em São Paulo), com o ar um pouco rarefeito.

Mercedes

Prateados resolveram os problemas de lubrificação do seu motor?
Pelo o que o Autoracing apurou, sim, a Mercedes vai estrear UP nova, que começou a ser construída em abril de 2019, teve vários contratempos publicados em inúmeras matérias e comentados no Podcast Loucos por Automobilismo, mas teoricamente foram solucionados entre março e o começo de maio deste ano. É uma UP com potencial de ganho de 50 hp em relação a de 2019, mas que não serão usados com força máxima de cara na primeira corrida e provavelmente nem na segunda.

A Mercedes vai salvaguardar a confiabilidade aumentando a potência disponível em sua nova UP aos poucos – se tudo correr bem -, para que não corra o risco de quebrar, o que ela considera catastrófico num campeonato muito mais curto que o planejado originalmente.

Max Verstappen – Red Bull Ring – 2019

Touros vão para o ataque
Os Touros tem uma abordagem totalmente diferente da Mercedes para este campeonato mais curto. Enquanto os Prateados estão cautelosos pensando em confiabilidade, a Red Bull já vai para a primeira corrida na Áustria com tudo que tem para tentar vencer.

Tanto a UP Honda quanto o carro dos Touros apresentarão várias atualizações já na sexta-feira de treinos livres na Áustria. O motor Honda é o que menos sofre com a perda de potência em altitudes. O MGU-K e a turbina conseguem compensar 90% da perda do motor a combustão devido à altitude, enquanto os outros motores – especialmente o Renault – sofrem principalmente com a turbina, que gira mais a ponto de flutuar gastando mais combustível e gerando temperaturas elevadas devido ao aumento do atrito.

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AS - www.autoracing.com.br

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