F1 – Arrivabene questiona proibição do túnel de vento

quarta-feira, 23 de setembro de 2015 às 13:33

Maurizio Arrivabene

Maurizio Arrivabene, chefe de equipe da Ferrari, questionou a sensatez de impor uma proibição do túnel de vento na Fórmula 1, acrescentando acreditar que as restrições atuais são suficientes.

Os regulamentos permitem as equipes usarem até 25 horas por semana de tempo no túnel de vento ou 25 teraflops de dados CFD (fluidodinâmica computacional) – ou uma combinação de ambos.

No entanto, a proibição total da utilização do túnel de vento foi proposta na reunião da semana passada do Grupo de Estratégia de F1 como parte das discussões para reduzir os custos da categoria.

Arrivabene disse: “Gostaria de dirigir seu carro sem ter sido testado no túnel de vento, se ele for bastante poderoso? Faço esta pergunta. Nós já temos restrições sobre o túnel de vento, por que precisamos mais? É isso”.

Franz Tost, chefe da Toro Rosso, também é contra a proibição do túnel de vento, sugerindo que essa proposta acabaria por elevar os custos.

“Devemos manter um equilíbrio”, disse ele. “Eu acho que se reduzirmos o tempo no túnel de vento, também reduziremos o CFD, então este é o caminho certo. Mas não devemos proibir nada, porque não há outra maneira de compensar isso, que seria muito mais caro no final. Eu sou contra a proibição de uso do túnel de vento, porque há sempre uma razão por trás disso”.

“Algumas equipes estão forçando para proibir qualquer coisa, seja o que for, porque talvez elas não tenham a infraestrutura adequada ou talvez tenham uma vantagem com outra ferramenta”.

Os comentários foram feitos depois que Toto Wolff da Mercedes e Claire Williams insistiram que o túnel de vento tem um lugar na F1.

Williams disse: “Como você pode operar no auge do automobilismo e não usar uma das melhores ferramentas na aerodinâmica?”

Wolff acrescentou: “Um túnel de vento é necessário hoje para colocar um carro na rua, verificar o que está sendo feito em CFD e obter a correlação”.

Em contraste, o diretor de corrida da McLaren Eric Boullier acredita que o túnel de vento poderia um dia ser “obsoleto” se as equipes melhorarem seus sistemas de dados de CFD.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.