F1 – Apresentando três novos pilotos para 2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014 às 13:03

As saídas de Mark Webber, Paul di Resta, Charles Pic e Giedo van der Garde abriram o caminho para algum sangue novo no grid da F1 este ano.

Enquanto Kamui Kobayashi faz um retorno com a Caterham, as vagas restantes foram preenchidas por três novos pilotos.

McLaren: Kevin Magnussen

Kevin Magnussen

Kevin Magnussen é o mais novo piloto de segunda geração da F1. Ele segue os passos do pai Jan, que também fez sua estreia na F1 com a McLaren, em 1995. Embora tenha sido uma simples substituição no lugar de Mika Hakkinen que estava doente, o Magnussen mais jovem deverá ter mais tempo para dar provas de sua capacidade.

Mas ele vai estar bem consciente que a sua oportunidade surgiu porque a McLaren liberou Sergio Perez depois de apenas uma temporada. Ele sabe que precisa impressionar a equipe rapidamente.

Magnussen enfrenta a sua primeira temporada de F1 após um desempenho impressionante na Formula Renault 3.5 no ano passado, onde ganhou o campeonato. É incomum para a McLaren contratar um piloto novato e Martin Whitmarsh afirmou que antes tinha conseguido um acordo para colocá-lo numa outra equipe este ano, mas o acordo não deu certo.

As comparações inevitavelmente serão feitas entre ele e o último estreante da McLaren Lewis Hamilton, que provocou uma sensação ao quase ganhar o título em seu primeiro ano com a equipe.

Toro Rosso: Daniil Kvyat

Daniil Kvyat

O rival de Magnussen na Formula Renault – o português Antonio Felix da Costa – foi amplamente cogitado para ser a escolha preferida da Red Bull para o assento disponível na Toro Rosso. Houve então uma considerável surpresa quando Daniil Kvyat foi confirmado na equipe.

Kvyat é o segundo piloto russo a competir na F1 após Vitaly Petrov. Como Sochi irá ter a primeira corrida de Formula 1 na Rússia este ano, alguns acreditavam que a Toro Rosso preferiu Kvyat à Da Costa, por razões comerciais.

Mas, enquanto Da Costa vacilou no ano passado, Kvyat estava em excelente forma. Competindo tanto na Formula 3 e na GP3 foi campeão na última e venceu corridas na primeira.

A Rússia é um país tão grande, que Ufa, a cidade natal de Kvyat, é cerca de 1.700 km à nordeste do local do Grand Prix russo. Altos padrões são esperados dos pilotos júnior da Red Bull e Helmut Marko estará ansioso por sinais claros de progresso de Kvyat muito antes de sua corrida em casa em outubro.

Caterham : Marcus Ericsson

Marcus Ericsson

Desde que Stefan Johansson praticamente arrastou seu Footwork, com um motor Porsche V12 muito acima do peso, no GP do Canadá em 1991, a Suécia não teve um representante no grid da Formula 1.

Bjorn Wirdheim chegou perto a dez anos atrás, pilotando em sessões de treinos para a Jaguar. Mas Wirdheim, que dominou a Formula 3000 no campeonato de 2003, apesar de comicamente jogar fora uma vitória certa em Mônaco, nunca participou de uma corrida de F1.

Marcus Ericsson, que está marcado para terminar com a ausência da Suécia nas corridas, não conseguiu ganhar na atual GP2 apesar de quatro tentativas. No entanto, venceu em campeonatos de Formula BMW na Grã-Bretanha em 2007 e na Formula 3 japonesa em 2009.

Ericsson tem mostrado bom ritmo às vezes, mas luta para ser consistente ao longo de uma temporada completa. Tem pouca experiência de testes na F1, tendo pilotado anteriormente para a Brawn em 2009.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.