F1 apresenta um calendário de 23 corridas às equipes para 2021, que não será cumprido

terça-feira, 27 de outubro de 2020 às 17:14

GP do Brasil de 2019 de Formula 1

A Fórmula 1 está preparada para organizar um calendário de 23 corridas em 2021, duas vezes com três corridas em sequência e a adição da Arábia Saudita à medida que o GP da Holanda caminha para uma data no outono europeu.

Depois que o cronograma de 2020 foi fortemente revisado, já que 13 corridas foram canceladas devido à pandemia do COVID-19, a F1 foi clara em seu plano de ter um calendário mais “normal” na próxima temporada.

As equipes receberam um primeiro rascunho do cronograma em uma reunião da Comissão da F1 na segunda-feira, apresentado a todas as 10 equipes, bem como oficiais da F1 e da FIA.

A revista Autosport reportou que o calendário provisório para 2021 apresenta 23 corridas, adicionando um GP na Arábia Saudita às 22 rodadas existentes que foram planejadas para este ano.

A temporada de 2021 da F1 está programada para começar na Austrália em 21 de março, seguida pelo GP do Bahrain uma semana depois.

Uma lacuna de duas semanas se seguirá antes do GP da China em 11 de abril, com o GP do Vietnã inaugural marcado para duas semanas depois.

Uma das maiores mudanças em relação ao cronograma planejado para 2020 é a mudança do GP da Holanda em Zandvoort para uma data no outono europeu.

A corrida deveria abrir a temporada europeia no início de maio deste ano, mas agora fará parte de uma rodada tripla europeia com o GP da Bélgica e o GP da Itália após as férias do verão europeu em agosto.

Isso significa que o GP da Espanha retorna ao seu status tradicional de primeira corrida europeia do ano, ocorrendo em 9 de maio, antes de Mônaco em 23 de maio.

O GP do Azerbaijão deve ser em junho, emparelhando-se com o GP do Canadá em Montreal, antes dos eventos europeus na França, Áustria, Grã-Bretanha e Hungria, esta última hospedando a corrida final antes das férias de verão em 1º de agosto.

As datas para a segunda metade do calendário continuam fluidas, mas está definido para haver uma segunda sequência de três corridas seguidas formada pelos GPs de Cingapura, Rússia e Japão.

Embora o calendário final de 2020 contasse com quatro sequencias de três corridas seguidas, incluindo uma série de nove corridas em 11 semanas no início da temporada, as equipes haviam alertado que corridas em três finais de semana consecutivos não poderiam se tornar a norma no futuro.

A F1 tentou uma sequência tripla de corridas pela primeira vez em 2018, com França, Áustria e Grã-Bretanha em fins de semana consecutivos, mas fez um acordo das equipes para não fazê-lo novamente devido às pressões que colocou sobre o pessoal.

Ao formar uma sequência tripla com Cingapura, Sochi e Suzuka, a F1 criou uma lacuna extra de uma semana no calendário para o evento na Arábia Saudita se juntar ao cronograma, com uma corrida de rua em Jeddah planejada para o final da temporada.

A F1 se tornará a última grande categoria internacional a sediar um evento na Arábia Saudita, seguindo movimentos semelhantes na Fórmula E – que sediou suas duas últimas temporadas em Diriyah -, bem como esportes como boxe e futebol.

A corrida está marcada para ser um primeiro movimento na Arábia Saudita para a F1 em meio aos planos de construir um novo circuito em Qiddiya, nos arredores de Riade, no futuro.

O Grande Prêmio do Brasil está programado para se mudar para o Rio de Janeiro em 2021, embora a corrida esteja atualmente sujeita à pressão de grupos ambientais sobre os planos para construir o circuito. Mesmo que esse difícil problema seja contornado, é altamente improvável que um novo circuito seja construído no Rio de Janeiro, ainda mais a tempo de sediar um GP em 2021.

A Formula 1 está sendo extremamente otimista considerando um GP do Brasil em 2021 no Rio de Janeiro. Não vai acontecer e o calendário terá 22 corridas, não 23. A não ser que se consiga um acordo para Interlagos sediar o GP de 2021, o que nessas alturas parece muito difícil acontecer.

Apesar das preocupações sobre a viabilidade de alguns eventos devido à natureza incerta da pandemia COVID-19 em andamento, a F1 não informou oficialmente as equipes sobre quaisquer corridas de reserva em potencial, pois espera cumprir o cronograma planejado.

Os testes de pré-temporada também podem ter uma reviravolta, com pelo menos um teste indo de Barcelona para o Bahrain em março, antes da abertura da temporada na Austrália.

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AS - www.autoracing.com.br

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